terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Workflow - A 16ª Tarefa

- Parte do Desafio dos 21 Dias do blosque -


A tarefa de hoje consiste em definir um fluxo de trabalho para facilitar as postagens. Sou péssima em me organizar por horários, ainda mais para atividades que não são obrigatórias, como trabalhar no blog; mas vou tentar ser mais disciplinada, no próximo ano. Esbocei a seguinte agenda:


Diário:

Durante a manhã e tarde:

- Ler comentários.

- Ler os blogs dos comentários e comentar.

- Anotar idéias para posts na minha agenda (a de papel mesmo).


Durante a noite:

- Ler alguns blogs atualizados no leitor de feeds e comentar.

- Ler e-mails e responder.

- Anotar idéias para posts no notepad Idéias.

- Escrever textos, salvar na pasta Futuros.


Semanal:

- Postar de 2 a 3 posts por semana.

- Atualizar blogs no blogroll.


Durante o dia, aproveito os intervalos no trabalho para dar uma olhada no meu blog, ler comentários e dar uma lida em alguns blogs que estão mais à mão. Nessas horas, faço as coisas mais práticas, que estão ao meu alcance, mais como distração. Sempre estou com a agenda na minha frente para anotar o que aparecer de interessante.

À noite, já entro com outro ânimo, afinal tenho mais inspiração (e tempo) nessa hora. Entro no Bloglines, dou uma olhada nos blogs atualizados, leio e comento. Sempre comento, porque adoro comentar. Não é por obrigação; gosto de interagir, é uma das coisas que mais gosto em blogs. É nessas horas também que leio outros comentários nesses blogs e conheço blogs diferentes. Minha lista de feeds já cresceu, desde a última faxina.

É hora também de ler e-mails. Raro um e-mail da minha caixa ter algo a ver com o blog, mas acontece. E também encontro lá algumas idéias de postagens interessantes. Então, todas as idéias - inclusive as da agenda -, passo para um arquivo de notepad chamado Idéias. Se me der vontade de escrever nesse dia, coloco na pasta de Futuros, para analisar depois se vale a pena postar.

Durante a semana, analiso alguns dos meus textos na pasta Futuros e posto, associando a alguma imagem. Criei o hábito de associar imagens, porque é assim que formo um texto na minha mente. Tento passar essa idéia com mais exatidão possível. Agora, estou tentando pegar imagens autorizadas.

A minha meta de posts é de 2 a 3 posts por semana. Nunca tive a intenção de fazer mais que isso. Acho que está de bom tamanho, para um blog como o Do Fundo do Mar. O blogroll, eu atualizo de vez em quando, removendo e adicionando blogs, dependendo do rendimento da semana.


Não vou me enganar; haverá dias em que não conseguirei seguir esse roteiro à risca, afinal nunca tive dom para cumprir compromissos que marco comigo mesma. Acho que é porque não decepciono ninguém assim. De qualquer maneira, estou assumindo o compromisso. A intenção deve valer.

Nenhum comentário: