quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Presente de Natal

- Parte do Desafio dos 21 Dias, do blosque.com -


A palavra "presente", neste mundo consumista em que vivemos, tem adquirido um significado que condiz com o que o Natal acabou se tornando. Mas não é nisso que eu penso quando dou um presente; nem todo presente é material, caro, facilmente empacotado e embrulhado em papel celofane. Porém, se dado de coração, pode ser precioso. Quando Jesus nasceu, trouxeram-lhe presentes simbólicos. Foi daí que veio o sentido de se presentear as pessoas de que gostamos: para arrancar-lhe um sorriso, sem esperar mais nada em troca.

Neste Natal, vou (tentar) dar um presente especial. Este post é um presente para Andréia, do Solstícios, um blog que considero um dos melhores da blogosfera, escrito por uma pessoa que já considero uma amiga. Uma vez, li que, quanto mais afinidade você encontra num blog, mais próximo você se sente do autor. Isso aconteceu de fato.

Babações à parte, quem tiver curiosidade de entrar no blog, verá que não estou exagerando. Os textos de Déia são impressionantes; transbordam poesia, encanto, sentimento. Procuro o Solstícios sempre que preciso de inspiração e, invariavelmente, encontro. Consigo inspiração quase que enxergando onde ela conseguiu a dela, quando criou cada obra de arte. Um exemplo disso é o texto Árvore Ser, que já li dezenas de vezes, mas ainda me fascina.

Recém-chegada, li um texto chamado Bailarinas Brancas, a prosa-poética que me fez virar fã de carteirinha do blog e da autora. Não vou dizer sobre o que fala cada texto, porque, além de ser spoiler, às vezes a interpretação depende de cada um. É muito difícil escolher os melhores entre tantos textos, mas também indico Uma Dança em Caixa de Música, pelo qual me apaixonei. E, em homenagem ao Natal, cito o mini-conto Continho às Pressas. Sobre presentes, leia Mariazinhas.

Poderia citar tantos outros, mas esses já são suficientes para viciar. Sim, porque o Solstícios vicia. Dedico esta homenagem, este presente de Natal, a você, Déia. Considere como um agradecimento por todas as inspirações que você me deu, sem saber. Feliz Natal para você.


When it seems that we have lost our way

We find ourselves again on Christmas Day

If you just believe


* Update: o blog Solstícios agora está no Wordpress.

Nenhum comentário: