sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Criando uma comunidade - A 17ª Tarefa

- Mais uma do Desafio dos 21 Dias do blosque -

Acreditei realmente que ia passar essa tarefa. Não tinha nenhuma idéia de como resolver e já tinha decidido não insistir mais. Mas terminei lendo alguns blogs, só por curiosidade, e consegui "pescar" a intenção. Certo, eu não consigo desistir tão fácil. Não vou passar essa.

Das tantas sugestões de como criar uma comunidade, não foram muitas as que eu consegui relacionar ao Do Fundo do Mar. Comunidade no Orkut está fora de questão; o que eu mais prezo neste blog é seu distanciamento com esse site de relacionamentos (não que eu não goste dele, qualquer dia eu falo sobre isso). Além disso, o blog não tem esse assunto todo para poder ser discutido num fórum. Boas idéias, eu achei nos Memes, Selinhos, Scrapbooks e Seguidores.

Sempre vejo muitos memes em blogs alheios, mas nunca me animo a postar um aqui. Eles são geralmente pessoais demais. Só que, nos últimos dias, achei uns bem legais, criativos, divertidos. A intenção é essa, servir como instrumento para unir pessoas, não para falar da nossa vida. Outra coisa que dá para aprender com esses memes é a "arte de se esquivar de perguntas a que não se quer responder". Respondi a um questionário, um dia desses, que me diverti mais sendo evasiva do que realmente respondendo.

Outro item interessante é o selinho. Sempre faço meus próprios banners, mesmo sendo bem no "acochambration", e acredito que não será muito complicado pensar num selinho pro Do Fundo do Mar. Basta separar alguns minutos para pensar a respeito.

Um pequeno grupo de seguidores, eu já tenho. O negócio é que ainda não me familiarizei com o assunto, já que prefiro assinar feeds, o que é bem mais prático. Mas começarei a fazer parte dos grupos de seguidores dos blogs que freqüento e colocarei o widget pra seguir o blog. (Respondi à sua pergunta, V.H.?)

A idéia do scrapbook, vi no blog da Gaborin Gaboriela e achei a proposta muito interessante. Segundo ela, é uma maneira de o leitor deixar seu recado sobe o blog, sem exatamente vincular o comentário a um post específico. Acho que isso tem um diferencial legal, em relação aos comentários normais.

Não poderia deixar de fora o Twitter, de que já participo. O legal do Twitter é o fato de você ler pequenos recados de algum autor, não sendo somente os poemas, textos grandes e revisados. É uma conversa, não uma exposição de arte. Acho mais real. O problema é que ainda não cheguei a sair procurando os autores dos vários blogs que acompanho. Sigo apenas poucas pessoas e nem sou tão assídua assim.

Bom, acho que cumpri a tarefa, certo? E foi até bem interessante, uma superação de obstáculos. Começarei a pôr em prática as propostas logo que puder.

Nenhum comentário: