terça-feira, 8 de março de 2016

10 mulheres fortes no mundo literário


E neste nosso dia Internacional, eu queria homenagear todas as mulheres fortes do mundo. Só que, como são tantas, resolvi fazer uma busca no meu pequeno mundo literário e citar, não as autoras que eu admiro, mas algumas personagens mulheres que merecem destaque, de todos os livros que eu já li.

Como vocês vão ver abaixo, várias delas são somente coadjuvantes da trama, mas acabaram, muitas vezes, roubando a cena e poderiam facilmente ser as protagonistas, porque são personagens maravilhosas. E essas mulheres deram mais vida a todas as histórias.

Claro que este texto não conseguiria não ter alguns spoilers, então fica por sua conta ler ou não.
  1. Hermione Granger
  2. Melhor amiga de Harry Potter, acho que todo mundo sabe quem ela é. No final das contas, ela é quem faz boa parte do trabalho da trama. É ela quem sabe todos os feitiços importantes, é ela quem dá todas as informações necessárias, é ela quem faz a poção polissuco. Na prática, Harry poderia ter sobrevivido sem Rony, mas nunca sem Hermione. Até ele mesmo sabe disso e, importante, ele não se ressente. Porque no maravilhoso mundo de J. K. Rowling, mulheres são tratadas como iguais. Dessa série, ainda poderia citar a mãe de Harry, Lilian, como uma mulher forte, além de Molly Weasley, Minerva McGonnagal, Gina Weasley, Luna Lovegood. O livro está cheio de belas referências; J. K. Rowling herself é uma mulher extremamente forte, basta conhecer sua história.

  3. Annabeth Chase
    Da série Percy Jackson e os Olimpianos, assim como a série Heróis do Olimpo e uma participação em Magnus Chase, de Rick Riordan. Annabeth é filha de Atena, deusa grega da sabedoria e da guerra. Apesar do meu personagem favorito ser Percy, Annabeth é meio a Hermione da história, com a diferença de que não fica sendo só amiga do protagonista. E ela sabe lutar. Como eu já disse numa resenha, as mulheres de Riordan são sempre fortes. Dou muito valor.

  4. Morte
    Mas qual Morte, não é? Essa de que eu falo é a irmã de Sandman, de Neil Gaiman. A Morte é um dos Perpétuos, ou Endless, um grupo de criaturas poderosas que influenciam vários aspectos do universo. A Morte é uma personagem sábia, que usa roupas góticas e ajuda Sonho, em várias eras pelas quais eles passam, a entender os humanos e os aspectos da vida.

  5. Eskarina Smith
    Da série Discworld, de Terry Pratchett, aparecendo pela primeira vez no livro Equal Rites. Esk é uma maga de 9 anos que precisa entrar na Universidade Invisível para aprender a lidar com a magia que lhe foi passada ao nascer. Só que Esk não é aceita por ser mulher num mundo em que mulheres só podem ser bruxas e precisa provar seu valor. O livro também conta com uma personagem fantástica, também feminina, a Vovó Cera do Tempo.

  6. Violet Baudelaire
    Uma das protagonistas da série Desventuras em Série, de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler). Violet é a irmã inventora. Em cada livro da série, ela é forçada a inventar alguma coisa para tirar os irmãos do poder do Conde Olaf, o vilão que quer roubar a fortuna deles.

  7. Lettie Hempstock
    Do livro O Oceano no Fim do Caminho, de Gaiman. Lettie é a melhor e única amiga do menino, o protagonista, e pra onde ele corre quando está triste ou com medo. Numa interpretação minha bastante pessoal, o menino acredita que Lettie e seu oceano são capazes de salvá-lo dos seus piores monstros, reais e psicológicos, e ele volta sempre em busca dela, mesmo quando cresce e os problemas se tornam maiores. Muita gente interpreta este livro de maneiras diversas e talvez essa seja a coisa mais linda sobre esse livro. É certamente um grande favorito meu.

  8. Lyra Belacqua
    Outra protagonista, da série Fronteiras do Universo, de Philip Pullman. Como eu sempre digo, esqueçam a adaptação da Bússola Dourada para o cinema. Dito isso, comecemos: Lyra é uma menina insuportável, no início da série. Criada num lugar cheio de adultos que não lhe dão atenção, ela acaba se tornando selvagem e malcriada, com ideias e ideais próprios e sem muitos laços que a prendam em um só lugar. O sonho dela é ir para o Norte, ver as luzes no céu. Até ela descobre algo que estão fazendo e com o qual não concorda e precisa fugir dessas pessoas. Então, sua jornada se torna uma busca por mundos diferentes e pela salvação do universo.

  9. Úrsula Iguarán
    Em Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez, nascem vários Aurelianos e Josés Arcádios, mas só existe uma Úrsula. Gabriel fez de Úrsula o coração de Macondo, cidade fictícia onde a história se passa, e também a pessoa que suporta todas as provações, todas as loucuras e todas as perdas. Sem fraquejar, nem mesmo quando fica debilitada fisicamente. A história da cidade começa quando Úrsula chega lá e, enquanto todos vivem e morrem, Úrsula permanece, assim como a tradição da família.

  10. Galadriel
    Elfa mais poderosa do Senhor dos Anéis, de Tolkien. Galadriel possui um dos três anéis poderosos dos elfos, sendo assim uma grande feiticeira, e consegue resistir ao poder do Um anel, quando Frodo o oferece a ela. Ela entende que aquele poder acabaria com ela e com a Terra Média e prefere lutar para que o anel seja destruído.
    "Em vez de um senhor das trevas, você teria uma rainha..."

  11. Isabel
    Eu poderia falar de Magrí, a personagem feminina dos Karas, e eu já tinha começado a escrever sobre ela, só que parei. Porque lembrei de Isabel. Isabel é a protagonista do livro A Marca de uma Lágrima, outro dos meus livros preferidos da infância escrito por Pedro Bandeira, mesmo autor dos Karas. Apesar de Magrí ser aparentemente mais forte, porque é atleta e faz parte de um grupo peculiar que investiga crimes e tem códigos secretos, Isabel é forte à sua maneira. Escolhi homenageá-la porque ela é uma menina de 14 anos como todas nós fomos, com problemas de autoestima, uma mente brilhante e um amor não correspondido. E, no final, ela também desvenda um crime.

Essas são minhas mulheres fortes literárias favoritas. Aos poucos, nós vamos virando protagonistas das nossas histórias. Coisa que sempre fomos, mas quase nunca é escrito dessa maneira. E é para isso que nós, escritoras, escrevemos. Para dar vida a essas mulheres, que sempre estiveram ali, só que invisíveis. Para superarmos o protagonismo masculino do mundo e contarmos essas histórias.

"É apenas isto: se você vai ser humano, tem um monte de coisas no pacote. Olhos, um coração, dias e vida. Mas são os momentos que iluminam tudo.  O tempo que você não nota que está passando, é isso que faz o resto valer."  – Morte.

Essa é uma postagem para os "Rejeitados" da blogagem coletiva de março do grupo Blogs Up, um grupo de interação entre blogueiros. A ideia é que possamos trocar informações, realizar projetos juntos, responder tags e etc.

6 comentários:

Rayssa Macedo disse...

Hermione Granger é a melhor! ������

Tais Alice disse...

Uau! Que viagem eu fiz agora.... fui até a minha infância quando falou da Isabel... Harry Potter, Percy e Desventuras vi apenas os filmes. Assim como o da Bússola Dourada... Fiquei com muita vontade de ler O Oceano no Fim do Caminho...
Amei teu post! <3

Um beijo.

Lourisvaldo Santana disse...

Uma coleção de livros surpreendentes.

De todos, li apenas o de Gabriel Garcia Marquez.
De fato é um bom livro, mas li há muito tempo e preciso e ler novamente.

Grande abraço!

Gabrielle Roveda disse...

Hermione e Violet ♥
Ai gente, como amo protagonistas fortes!
Tenho vontade de apertar tanto as autoras que criam elas e encher de abraços! ♥

Mari disse...

SENHOR A ISABEL DE A MARCA DE UMA LÁGRIMA!!!!!!!!!!!!
Desculpa todo o entusiasmo, mas é muito lindo ver uma parte da minha adolescência numa lista como essa. Como eu amava esse livro! (A Magrí também, mas a Isabel...).
Beijos
Mari
www.pequenosretalhos.com

Marina disse...

Mari, que bom que você ficou feliz. Eu também amo a Isabel <3