domingo, 23 de agosto de 2009

Prólogo de uma carta


Sempre me foi mais fácil escrever que falar. Escrevo sem olhar nos teus olhos, aqueles tiranos que me tiram a concentração e me bambeiam os joelhos. Escrevo sem interrupções do som da tua voz, ou da simples visão do movimento dos teus lábios. Os ditadores do meu estado de espírito. Escrevo sem oscilações de humor; apenas eu e o papel. É fácil lidar com o papel.

Falar necessita de uma técnica a mais, que não domino. Não controlo a respiração ofegante, o suor nas palmas das mãos, o tremor na voz. E, além de tudo, o medo de não conseguir dizer tudo. Ou de falar demais. E, quando o nervosismo ataca, acabo falando demais.

Tanto a dizer e nenhuma palavra sai de minha boca. Nenhuma palavra parece certa quando perto de ti. O jeito é escrever uma carta e pôr todas elas, certas ou erradas, em frases que te possam encantar. Como inspiração, tenho a lembrança do teu rosto. Perdoe-me se, talvez, ela não te fizer justiça.


Texto para a Blogagem Coletiva de agosto proposta pelo blog Vou de Coletivo!, com o tema "Cartas de Amor".

17 comentários:

Marina disse...

Ah, Fernando Pessoa, todas as cartas de amor são ridículas, mas não seriam cartas de amor se não o fossem... Linda carta...

Álisson da Hora | Homepage | 08.23.09 - 1:15 pm

Marina disse...

Marina,

Comigo é ao contrário, não sou muito bom com cartas de amor, rsrs. Já me falaram do blog Vou de Coletivo, é uma iniciativa bacana, vou passar por lá.

Abraços.
Luciano A.Santos | Homepage | 08.23.09 - 2:03 pm

Marina disse...

Pra mim também é bem mais fácil escrever do que falar. Excelente post
George Marques | Homepage | 08.23.09 - 9:32 pm

Marina disse...

Oi Marina,
Adorei o seu prólogo de uma carta... Acredite, chega a ser melhor do que algumas cartas que li...
Se desejar tomar um café, bater um papinho e ler a minha carta, ficarei contente. Bom, como ela foi feita no dia da inscrição, se encontra lá pelo meio do meu blog.
Beijos,
Ana Lúcia.
Ana Lúcia Porto | Homepage | 08.23.09 - 10:08 pm

Marina disse...

Pois é, às vezes é melhor escrever do que falar. Os dedos parecem mais obedientes do que a boca.
Lindo prólogo.
Beijos.
Magna
Magna | Homepage | 08.24.09 - 1:47 am

Marina disse...

Falar com o coração é muito dificil mesmo, mas seu prologo é bonito e sincero. Ontem eu postei um pequeno escrito sobre isso.
Abraços
angela | Homepage | 08.24.09 - 2:30 am

Marina disse...

Faço das tuas as minhas palavras. Como é fácil o meu relacionamento com as palavras escritas, digitadas ou datilografadas. Mas como é difícil essas mesmas palavras saírem da minha boca com a mesma intensidade e sentimento com que eu as escrevo.

Ótimo post novamente. E sinceramente, tenho muitos blogs preferidos, mas ninguém escreve tão bem e profundamente quanto você. Talvez eu ache isso porque me identifico nos seus textos, e por mais que os estilos sejam diferentes, vejo uma semelhança com meu jeito de escrever (quando escrevo sério né? rs)
Dalleck | Homepage | 08.24.09 - 6:07 pm

Marina disse...

Lindas palavras, Marina.

Eu penso a mesma coisa: escrevo melhor do que falo. Às vezes receio que se alguém me conhecer pelo blog, melhor nunca querer se decepcionar pessoalmente...

Prazer!
Sidarta | Homepage | 08.25.09 - 12:46 am

Marina disse...

Oi Marina!

Que linda participação... uma carta sincera, singela, franca. Adorei.

Quanto aos links repetidos ou com problemas na lista de links da blogagem, a questão é que sistema de inscrição de links não permite que eu edite as informações colocadas.
Por um lado é ruim porque, como você disse, alguns deles podem ter sido colocados com erro. Por outro lado, é uma garantia para o blogueiro participante de que sua opinião e sua informação será respeitada do modo como ele a divulgou.

Obrigado por sua participação.

Abração!
Vou de coletivo! | Homepage | 08.25.09 - 1:01 am

Marina disse...

Essa minha amiga além de linda é inteligente!!!! Adoro o que escreves! parabens, viu? bjo grandaum!
ANIBAL RIBEIRO | Homepage | 08.25.09 - 1:00 pm

Marina disse...

Como sempre, vc escreve mt bem. No geral achei que ficou bem boa (apesar de ser um pouco melosa). hehehe
Eu gosto mais qd tu sugere tu q quando tu revela, e aqui tem um misto dos dois (algumas coisas sugeridas, outras bem abertas). Gostei mais das sugeridas.

E aí, já pensou na ideia de escrever um romance pra nós? Eu leria :P
Marcelo | Homepage | 08.25.09 - 6:11 pm

Marina disse...

Marina você escreve muito bem.Adoro navegar nas suas palavras.
Uma idéia muito bacana afinal quem nunca escreveu uma carta de amor.
Sua carta está linda.

Grande beijo.
Gaby | Homepage | 08.26.09 - 12:31 pm

Marina disse...

Ah, recifense.

Escreveu aí só verdades, não sei se isso é um problema de todos que lidam bem com o papel branco e se sentem muito mais seguros nas palavras do que nas falas.

Entendo bem a agonia do narrador (que imagino ser a sua), mas me ocorre que enquanto falo comigo mesmo, não me saio tão mal, sabe?

Beijos.
Bruno Portella | Homepage | 08.26.09 - 12:36 pm

Marina disse...

belíssimo texto, belíssima carta...

bjo
Barbarella | Homepage | 08.26.09 - 11:33 pm

Marina disse...

O falar. Por mais simples que seja em determinadas horas precisa de tecnicas..rs pq nos faltam voz, nos faltam asuntos. Com oadolescentes em frente a mulher amada..
Ainda bem que existem outros meios de falar, como em sua carta que encanta e diz muito.
Besos
D.Ramírez | Homepage | 08.27.09 - 9:46 am

Marina disse...

Oi,linda

Lindo prólogo...imagina a carta!
Também sou melhor escrevendo do que falando...é meu lado sagitariano...

Morrendo de saudades de ti!

beijos
Bruno_Exagerado | Homepage | 08.27.09 - 9:09 pm

Marina disse...

Ia te xingar pq tinha lido só isso
Sempre me foi mais fácil escrever que falar.
Falar necessita de uma técnica a mais, que não domino.

mas dai eu li o resto pra ver se era tão podre...

mas foi muito lindo *-*
;x

parabéns
joão pedro | 09.07.09 - 6:48 pm