segunda-feira, 31 de agosto de 2009

BlogDay 2009

Blog Day 2009

Participei, no ano passado, do BlogDay 2008 e achei a coisa toda muito legal, apesar de ainda estar meio perdida nessa coisa toda de blog, na ocasião. O “Dia do Blog”, ao pé da letra; logo, não é uma comemoração qualquer. É a celebração de tudo o que ter um blog significa. É o dia em que os blogueiros recomendam novos blogs aos seus visitantes.

A proposta é ter um dia dedicado a conhecer outros blogs, de outros países ou de outras áreas de interesse, para que possamos expandir nossa área de leitura e conhecimento. Portanto, o ideal é que os blogs recomendados sejam blogs de propostas, culturas, assuntos diferentes do seu próprio. Então, eu não vou listar aqui exatamente o meu Top 5, mas aqueles blogs que eu visito sempre e, na minha opinião, são excelentes e poderão acrescentar muita coisa a quem, eventualmente, vier navegar por estas humildes águas.


  1. Insight: Um blog que fala de arte, acima de tudo. Arte digital, design de sites, blogs. Um blog sobre criatividade, inovação e inspiração, com excelentes templates exclusivos e tutoriais próprios. Ou seja, a arte já começa por parte dos próprios criadores. Apresenta também ferramentas úteis para blogs, dicas de efeito em imagens e portfólios de outros artistas para que leigos, como eu, conheçam.
  2. Conversa de Português: Quem me conhece, sabe que eu sou meio aficionada por gramática. Neste blog, você tira dúvidas, fica por dentro das novidades na língua portuguesa — é sempre bom saber um pouco mais sobre a reforma ortográfica (com a qual ainda sou meio indignada) — e sobre autores que fizeram nossa história.
  3. Um Sábado Qualquer: Excelente blog de tirinhas de humor leve sobre a Criação. Na primeira vez que dei uma passadinha por lá, só consegui sair depois que li tudo do começo ao fim. Não tem nada sobre convicções ou crenças; como o próprio autor diz: “Aposto que até Deus, lendo-as, estará dando boas gargalhadas.” Eu sou da opinião de que Deus tem senso de humor, ou já teria acabado com esse mundo há muito tempo.
  4. Blosque: Impossível não o citar na minha lista. Com posts como “Os 7 pecados capitais que os blogueiros cometem” e “Como usar imagens no seu blog sem ferir direitos autorais”, o blosque é praticamente um manual de instruções de como se utilizar um blog. Todo blogueiro deveria dar uma lida no que tem por lá para não sair cometendo as usuais “gafes bloguísticas”. Mesmo depois de um ano (não que seja muito tempo), eu ainda tenho muito que aprender. Definitivamente, não dá pra largar o blosque.
  5. Meus Rabiscos: Um blog de ilustrações incríveis, feitas principalmente para livros infantis. O traço da Luciana é leve e inocente, faz a gente querer voltar a ser criança e sonhar. Dá prazer admirar o trabalho dela e eu acho uma pena que ela nunca mais tenha atualizado. Uma boa dica para a Andréia, que tem um talento especial com escrita e com crianças: se um dia resolver escrever um livro infantil, chame a Lu para fazer os desenhos. Gente, seria um sucesso!

Espero que todos se divirtam navegando pelos blogs indicados. E um ótimo BlogDay a todos! Vamos comemorar!


7 comentários:

Marina disse...

Marina,

Fiquei sabendo do Blog Day pelo seu post, nem vou ter como postar nada hoje, então fica pra próxima, mas com certeza é uma iniciativa interessante. Dos blogs que citou conheço o Insight, tem sempre coisa bacana por lá, e sempre estou fazendo uma visita.

Abraços e boa semana.
Luciano A.Santos | Homepage | 08.31.09 - 9:17 am

Marina disse...

Oi, Mari. Bom saber destes blogues. Tem tanta coisa por aí (e tanta porcaria) que quando tem coisa boa, tem mais é que aproveitar.
Agora deixa eu tirar uma dúvida contigo. Como faço para colocar fotos nos meus posts? To tentando publicar o meu próximo post com foto, mas não to conseguindo. Help, plz?
Marcelo | Homepage | 08.31.09 - 6:17 pm

Marina disse...

Tirei o atraso daqui, li vários. Haha, sempre bom. :*
Larissa | Homepage | 08.31.09 - 10:09 pm

Marina disse...

Ai que emoção! Obrigada, Marina! Bom saber que vc absorveu a proposta do Insight. *-*

Menina, me lembro do seu blog day do ano passado [foi quando conheci a iniciativa]. Que coisa bacana é o Conversa de Português, viu. Amei! Nada melhor do que uma professora para orientar a gente lá.

No mais, sinto saudade de ler seus escritos, de ficar mais tempo na internet. Tenho estado dodói e também sem tempo. :/

Um beijo carinhoso! Obrigada de novo pela indicação. ;D

P.S: Não sei há quanto tempo o seu blog está assim [quando leio é pelo greader], mas a área do post ficou show de bola assim, branca! *-*
Jéssica | Homepage | 08.31.09 - 10:28 pm

Marina disse...

agradeço as sugestões!

e peço que me perdoe pelo meu desaparecimento... acho que inconscientemente ocupei o lugar das minhas ideias de texto por outras coisas!

mas sim, estava para dizer isso há um tempo: tenho um yorkshire também! uma, na verdade. Luma. ela ainda não aprendeu a falar, mas já encontrou alternativas que dão pra transmitir a mensagem sem problemas!

prometo voltar à ativa, marina
um abraço!
Renato | Homepage | 09.01.09 - 1:51 am

Marina disse...

Marina, muito obrigada pela sua indicação Fico feliz quando alguém, de certa forma,que a ideia do blog valeu a pena. Desculpe-me pela visita atrasada, mas esta semana foi corrida.
Andréa Motta | Homepage | 09.04.09 - 8:27 am

Marina disse...

Um sábado qualquer é muito bom! Vou dar uma olhada nos outros depois. Esse ano esqueci até do dia do blog, eu sou um desnaturado >.
Dalleck | Homepage | 09.18.09 - 2:06 pm