sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Aprendendo a blogar - A 4ª Tarefa

- Mais um post da série Desafio dos 21 Dias do blosque.com -

O ano de 2008 foi (e ainda está sendo) um ano de muitas descobertas na área de blogs. Se alguém tiver a curiosidade de ver o arquivo, este blog data de julho de 2008, o que não quer dizer exatamente que essa seja a idade dele. O Do Fundo do Mar nasceu originalmente no falecido weblogger e teve que se mudar pra cá às pressas, quase fugido, quando o servidor sumiu do mapa. Alguns dos meus blogueiros relacionados mais antigos, que hoje são queridos amigos, devem se lembrar desta época.

Engraçado que a criação do Do Fundo do Mar foi uma espécie de resolução de ano novo, pois eu sabia que minha vida ia mudar demais em 2008 e eu soube que precisava criar algo para me comprometer a continuar criando, mesmo quando o trabalho apertasse. Não sei em que período de dezembro de 2007 ele foi criado, mas só começou a valer no começo de 2008. Então, posso dizer que tudo o que sei sobre blogs, aprendi este ano. Mas só bem depois de ter me mudado e me estabelecido no blogspot que comecei a mergulhar de verdade e ficar viciada.


A minha lista pessoal de 5 coisas que aprendi sobre blogs em 2008:

- A praticidade dos feeds, em vez de listar meus blogs favoritos na barra lateral ou nos favoritos do IE ou Firefox. Gente, como uma pessoa pode sobreviver sem leitor de feeds?

- Eu posso passar a tarde rindo e me distraindo, sem enjoar, apenas navegando por blogs diferentes. Não sabia que existiam tantos blogs realmente divertidos e tanta coisa diferente e útil para se ler.

- Comentários do tipo "oi, que blog legal" são um saco. Comentários genéricos em geral me irritam. Não custa escrever uma linha que seja sobre o que se acabou de ler. Se não está a fim de ler, não comente. Ninguém está cobrando nada.

- Escrever para outras pessoas lerem e comentarem me deixa, ao mesmo tempo, realizada e com medo. É estranho estar susceptível a críticas de todo tipo, além dos elogios. Mas é bastante gratificante ver que muita gente pode gostar de um post pelo qual você não daria um centavo.

- Como em qualquer lugar que você vá, sempre tem um fdp; gente que entra nos blogs alheios para insultar e plagiar sem a mínima vergonha (ou com alguma vergonha, visto que nunca se identificam). E que, inesperadamente, alguém pode lhe oferecer um ombro e um sorriso, sem sequer conhecê-lo. Que você pode admirar pessoas cujo nome nem sabe.


E, no final, vejo que ainda tenho muito que aprender. Tem coisa mais emocionante que se sentir viva?

Nenhum comentário: