terça-feira, 19 de abril de 2016

Todo leitor odeia

Eu sei, estou bem atrasada no meu Desafio Literário. Fiquei esse tempo todo ocupada com meu livro e em escrever aqui que não tenho lido mais nada. Uma vergonha. Mas agora voltei a ler e voltamos também com as blogagens coletivas literárias. Afinal, apesar de parada, ainda sou uma leitora de respeito. Haha!

Como leitora, vou listar 10 coisas que eu odeio. E acho que todo leitor também odeia.

1. Ser julgado pelo que está lendo
Nas minhas pesquisas para o meu livro, acabei lendo muita coisa que não leria normalmente. Sério, gente, a gente deve ler o que quiser. Que mania das pessoas de acharem que alguns estilos são inferiores. O importante deveria ser ler sempre, independente do estilo. Se você tem preferência por um, continue lendo ele. Só não se feche para os outros, a gente sempre pode encontrar alguma novidade boa, entre o que não se conhece.


2. Gente que usa a orelha da capa como marcador
Agora, vamos falar dos vandalismos. Aí você empresta o livro a um coleguinha e ele, por não ter marcador de página na hora, prontamente usa a orelha do livro. Você pega de volta o livro e ele está todo amassado, as orelhas rasgando. Eu já não amo emprestar meus livros, a pessoa ainda me dá mais motivos.


3. Gente que grifa ou dobra páginas
Outro vândalo. Uma vez, conheci uma pessoa que só conseguia ler grifando, acompanhando as palavras com um lápis. Você ia pegar o livro e ele estava todo grifado. Coloco no mesmo saco as pessoas que acham citações e passagens bonitas e grifam. Amigo, arruma um post it, um pedaço de papel, anota no bloco de notas do celular, MAS NÃO ESCREVE NO LIVRO.


4. Adaptações decepcionantes
Todo leitor já passou por isso. Anunciaram que aquele livro amado vai ser adaptado para o cinema e você já fica se tremendo; de alegria e medo. No fundo, você já tem certeza de que vão acabar com sua história favorita, mas você vai ver mesmo assim, porque a curiosidade é maior. E porque você quer ver qual ator será aquele personagem, como serão os cenários, como será aquela cena, como vão conseguir transformar palavras em imagens. Mas, então, você se depara com aquela péssima adaptação da Bússola de Ouro, ou a de Percy Jackson. Bate aquele desgosto pela vida.


5. Gente que acha que você está desocupado quando está lendo
Sempre tem aquela pessoa que senta do seu lado do ônibus e resolve puxar conversa quando você está na melhor parte do livro. Ou sua mãe que pede para você ir ao supermercado, já que está ali "só" lendo. Mas não tem problema, não é? Porque todo mundo só lê quando não tem nada melhor para fazer. Só que não.

6. A discussão paperback x ebook
Já deu, né? Vamos concordar em discordar que cada pessoa tem um formato de leitura preferido. Ninguém é melhor leitor que o outro porque lê de tal maneira. A galera roots tem essa mania de se achar superior porque gosta de pegar nos livros, de sentir o cheiro das páginas, de preencher estantes. E a galera ambientalista se acha superior porque comprar ebooks faz derrubar menos árvores.


7. Livros que, em vez do resumo na contracapa, tem frases do New York Times BestSeller
O fato é que, quando eu vou a uma livraria, eu quero pegar um livro e ler algo sobre ele, para poder decidir se vale a pena gastar meu tempo com ele ou não. Eu não estou interessada em saber se ele é "Eletrizante", ou um "Thriller policial emocionante". Na verdade, isso só vai me fazer perder o interesse pelo livro.


8. Gente que diz que conhece uma história, mas só viu o filme 
Esse fato aconteceu uma vez, quando eu estava num bar com amigos. Estava um cara na mesa e começou a discutir Harry Potter comigo. Eu estava tentando falar sobre alguma coisa e ele não concordava de jeito nenhum, dizendo que eu estava errada. Então, quando eu estava quase baixando o livro inteiro no meu celular, para mostrar alguma passagem em específico, ele admite que só viu os filmes. Quase foi expulso da mesa, é claro.


9. Livro com a capa do filme
Existe coisa mais chata que você estar procurando uma edição legal de um livro para comprar e só encontrar as edições com a capa do filme?


10. Não poder ler o dia inteiro
Para terminar, vamos imaginar aquele domingo cansado, em que você passou o dia inteiro lendo e está numa parte interessante do livro. Mas aí já passa das 3h da manhã e você tem que trabalhar ou tem aula no outro dia. E já imagina que vai ter que passar a segunda-feira inteira sem saber o final da história. Prontamente, você vira a noite e o sono que se dane.


Estou errada? Falem aí nos comentários: o que mais todo leitor odeia?

2 comentários:

Thalita Santos disse...

Não existe sensação melhor depois de uma "cheirada" num livro novo! E realmente, sinopse do The New York Time Best-sellers é realmente uó!

Barbara Mac disse...

Mari, faço de suas palavras as minhas. É a primeira vez que passo aqui e já curti muito o blog, principalmente o porquê do nome <3
PS. Faço parte do Blogs Up

Amei muito o primeiro "odiar" kkk
Eu já me importei muito em sair de casa com um livro erótico na bolsa, mas hoje? Julgada com ou sem ele melhor com ele já que é um LIVRO!
Amo seu bookaholic e amo ler de tudo.
E também acho que as pessoas tem mania de achar que só pq vc está lendo, você tem a liberdade de largar os "simples" papéis da sua mãe e entrar numa conversa social... Odeio essas pessoa rsrsrs

Imperfeição Literária
Beijos ;**