domingo, 11 de janeiro de 2009

Meme Literário

Este meme me foi indicado por Andréia, no blog Miríade. Geralmente, não gosto de memes; mas vários fatores me fizeram gostar deste. Primeiro: foi indicado por Andréia e isso por si só já é uma grande coisa. Segundo, fala de livros, uma das minhas paixões. E depois, eu prometi que encontraria memes legais para responder durante o ano e este chegou até mim como um presente. Não poderia deixar por menos.


1. Livro/Autor(a) que marcou sua infância:

Pedro Bandeira. Devo ter lido pelo menos... hum... todos os livros dele, com poucas exceções. Todos os livros com os Karas e o livro A marca de uma lágrima são meus preferidos e me fascinam até hoje. Guardo os volumes com tanto carinho que os tenho encapados. Mas perdi o Anjo da Morte, ao emprestar e não lembro para quem foi. Minha memória sempre me prega peças como essa.


2. Livro/Autor(a) que marcou sua adolescência:

Agatha Christie. Adoooro suspense, assassinato, jogo de detetive e me apaixonei de cara pelo primeiro livro da "Dama do Crime" que li, O Caso dos Dez Negrinhos. Viciei e terminei lendo tanto que acabei conseguindo captar um pouco da sua linha de raciocínio e decifrei alguns mistérios. Não é fácil, a mulher era uma verdadeira mestra em criar enredos de suspense. Sorte a minha que ela escreveu muitos livros. Não li nem metade.


3. Autor(a) que mais admira:

Machado de Assis. Sou patriota assumida e a língua portuguesa é minha paixão, mas não é (só) por isso que eu adoro Machado. Adoro a maneira como ele escreve, descreve, as metáforas, a conversa com o leitor. Os jogos de palavras que só quem domina de verdade nossa língua seria capaz de criar. Quem dera um dia escrever como ele.


4. Autor(a) contemporâneo:

Neil Gaiman. Sou fã também. Imagine um livro em que cada parágrafo encerra centenas de ironias ocultas e metáforas potencialmente cômicas. Isso é o que eu percebi depois de ler alguns dos livros dele; mas o que se vê logo de cara e não se pode negar é o brilhantismo dos enredos e dos cenários. Na própria sinopse você já se pergunta de onde o cara tira aquilo tudo. Ainda acho que ele é maluco.


5. Leu e não gostou:

Qualquer um de Dan Brown. Não gosto da maneira como ele tenta nos empurrar "verdades incontestáveis". Não, não é por eu ser cristã; nem todos os livros dele falam sobre crenças cristãs. E se você for reparar, tirando toda a parafernália de pesquisa, o enredo de aventura dele é sempre o mesmo. Sempre tem o assunto X de questionamento, a mulher linda e absurdamente inteligente, o herói que só falta voar (falta mesmo?) e uma correria contra o tempo, com um doido querendo matar todo mundo. O Código Da Vinci talvez seja o menos ruim, mas Fortaleza Digital e Ponto de Impacto quase conseguiram ser jogados pela minha janela.


6. Lê e relê:

A Trilogia Fronteiras do Universo. História contagiante; o filme A Bússola Dourada (ou de ouro) não fez jus à genialidade do mundo criado por Phillip Pullman. Para quem gosta de fantasia, eis uma história diferente de qualquer outra. Confesso que não esperava o final que teve.


7. Manias:

Acabar o livro e depois, para não me sentir tão órfã-de-livro, sair "pescando" as melhores partes para ler de novo, anotando frases legais e, se for emprestado e eu gostar muito, providenciar um para mim. Tenho mania também de sair passeando pelo Submarino e colocando vários livros no carrinho, para diminuir o frete, que pra cá é um absurdo. Meu salário some quase todo, nessa brincadeira.


8. Quero ler em 2009:

Hmmm... Vou terminar de ler Belas Maldições, de Neil Gaiman, que deixei de lado para reler Dom Casmurro, depois da microssérie Capitu. Estou esperando um amigo me emprestar a série Sandman, também de Gaiman. Pretendo ler Eclipse, da série de Stephenie Meyer, que vai sair agora em janeiro. Quero ler também A Sombra do Vento, recomendado por V.H.. Recentemente li a sinopse e achei interessante. E, sei lá, não planejo muito os livros que eu vou ler. Só não consigo ficar sem ler nada.


É isso, meme cumprido. Eu disse que sempre aparecem memes legais por aí. Não vou passar para ninguém, mas quem quiser fazer, esteja à vontade.

Nenhum comentário: