quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natais passados

É triste ouvir tanta gente dizer que não gosta do dia de Natal. Até entendo que a magia que existia quando a gente era criança tenha ido embora. Entendo que não exista mais a espera do bom velhinho da sacola de presentes. Entendo que montar a árvore, colocar a meia na janela não tenha mais tanta graça quanto antes. Entendo. Eu também sinto isso, a velha melancolia dos Natais passados.

Véspera de Natal. Lembro-me de que, nesse dia, a gente já ficava de olho nas sacolas vermelhas, embaixo da árvore da minha avó, procurando uma etiqueta com o nosso nome. Presentes de toda família num pacote só. Eram Natais mágicos, aqueles. O de esperar os guizos tocarem e cair no sono antes disso. De assistir o especial da Xuxa, sonhar com o dia seguinte. E acordar com um presente aos pés da cama.

O Natal acabou só porque nós crescemos? O sentido se perdeu? Fico pensando o quanto o sentido do Natal tem a ver com acreditar em Papai Noel. Não devia ser assim. Hoje é, sim, um dia especial, porque é o aniversário daquele que morreu para nos salvar. Um Feliz Natal para todos aqueles que acreditam.


"When it seems the magic slipped away
We find it all again on Christmas Day
Believe."

Imagem por: Fotolia

4 comentários:

Thiago Dalleck disse...

Acho que a magia do Natal tem mais a ver com a inocência das crianças. E quando perdemos isso, é difícil de recuperar "/

Mas vamos tentar aproveitar mesmo assim, feito gente grande, rs. Feliz Natal =D

Luciano A.Santos disse...

Marina,

Creio que o que acontece é que vamos ficando velhos e, com o tempo, perdemos a inocência infantil e passamos a conviver com crescentes obrigações. Mas é como você falou: Natal é muito mais que um evento, que uma festa comercial, devemos nos lembrar da essência da comemoração.

Um Feliz Natal pra você e os seus. Abraços, e até 2010.

ticoético disse...

é,também não gosto,mas éo que acabou acontecendo Marina,vou até publicar um outro escrito lá no meu espaço porque acho q enfim,descobri o verdadeiro sentido do natal,mas enfim,belo texto.
abraço e feliz natal (:

Gilmar Gomes disse...

Realmente o Natal se tornou uma festachata de uns tempos pra cá... Parece que as fantasias foram se perdendo. Claro que, como sou adulto, não acreditoem certas coisas mais e tals... Masa criançada que eu vejo está pouco se lichando para o Natal... É feriado, vamos comer, pai compra um presente legal pra mim!!!

O mundo está progredindo e nenhum dos fantasmas dos natais passados, presentes e futuros vão surgir pra mudar isso... Infelizmente.