sábado, 7 de novembro de 2009

Um sorriso inesperado

Admito, não tenho exatamente um humor de princesa pela manhã. É um período meio negro do dia, em que sou naturalmente séria e quieta, não muito propensa a risadas de qualquer tipo. Meu irmão diz que é porque meu segundo neurônio ainda não acordou e, sem o outro, um não dá conta de entender as piadas e respirar ao mesmo tempo. Eu digo que manhãs me tiram do sério, principalmente quando faz aquele sol e o disco amarelo em questão já começa o dia me fritando para o café da manhã, com a luz da fresta da janela bem em cima da minha cama. Com ou sem sol, sempre preferi dormir, nesse horário.

Depois vem o trânsito, os motoristas dirigindo cada vez pior; a sauna debaixo do jaleco, gorro, máscara e luvas, mesmo quando o ar condicionado está no máximo; os pacientes reclamando de qualquer besteira... Assim, são poucas as coisas que mudam meu humor sombrio, porém tolerante, da manhã. Uma delas é o sabiá que passa pela janela do meu consultório, enquanto estou atendendo. Mas o bom humor por causa do passarinho não dura tanto quanto esse que ocorreu hoje, causado por um sorriso.

Estava saindo da sala, quando me deparei com uma menina. Não daquelas crianças bagunceiras, que viram o recinto pelo avesso quando chegam; tinha por volta dos três anos e estava sentada quieta no colo do pai. Particularmente, não tenho muito jeito com crianças, ainda mais meninas, apesar de elas curiosamente gostarem de mim, de modo geral. De qualquer maneira, não costumo puxar conversa com elas, a não ser que estejam na minha cadeira de atendimento. Então, eu não disse nada, apenas ia passando.

Foi quando ela sorriu. E eu pensei que nunca tinha visto um sorriso tão verdadeiro quanto aquele, naquele momento. Não sei o que aconteceu, crianças sempre sorriem para mim e eu nunca cheguei a me surpreender com isso. Aliás, minha reação costumeira é de corresponder o sorriso, fazer uma gracinha para elas e depois voltar aos meus afazeres. Isso talvez seja pelo fato de elas nunca sorrirem apenas, mas começarem a falar, perguntar coisas, chamarem para brincar. É o normal; afinal, crianças são hiperativas por natureza.

Mas com ela foi diferente; ela não disse nada, não ficou tagarelando. Apenas sorriu. E coloriu a minha cinzenta manhã de sol.


You’ll find that life is still worthwhile
If you just smile

11 comentários:

Marina disse...

Ah, eu também não costumo ter muito jeito com crianças, mas simplesmente fico encantado com pequenas cenas assim!
Dá uma olhada nesta crônica (lembra dela?):
http://www.edutrindade.com/2009/...ecar-o- dia.html
É para acabar com qualquer mal-humor, não?

Eduardo Trindade | Homepage | 11.08.09 - 9:38 am

Marina disse...

Assim como você, as minhas manhãs deveriam ter sido feitas para dormir. Até no mínimo às 10h meu estado zumbi mal humorado não se modifica por quase nada. E, assim como você, crianças não são exatamente o meu forte. Mas eventualmente aparecem algumas exceções, não? Como o abraço apertado de o beijo estalado da afilhada de uma amiga minha, que sempre me alegra o dia, assim como o sorriso desta menininha que você descreveu...

Bjs!
Larissa | Homepage | 11.08.09 - 4:37 pm

Marina disse...

Marina,

Também não me dou muito bem com as manhãs, já que não durmo antes das 2 ou 3 da madrugada - não por vontade própria. Nunca estou de bom humor pela manhã, e bem que preciso de um sorriso destes para me animar de vez em sempre.

Abraços e boa semana.
Luciano A.Santos | Homepage | 11.09.09 - 9:01 am

Marina disse...

Oi, Marina. Pois é, manhã boa é manhã na cama. Até mesmo qd já estou acordado mas fico rolando de um lado para o outro. Coisa boa. hehehe
Mas no teu trabalho tu deve ver (e reparar) muitos desses sorrisos, não? Ou fica só arrancando os dentes daquelas crianças bagunceiras?
Uma curiosidade que eu sempre tive: dá vontade de arrancar os dentes daquela pessoa chata quando tá sentada na cadeira? hehehe
Beijão!

Marcelo | Homepage | 11.09.09 - 9:52 pm

Marina disse...

ahh, tem crianças que parecem captar nossa alma e nos ajudar exatamente com aquilo que nos falta... Adoro crianças (mas só as crianças, as pestinhas não! rs)

Xerus
=***
Na. | Homepage | 11.09.09 - 9:58 pm

Marina disse...

Sabe que só de ler o sorriso dela me contagiou? è lindo mesmo, pois é um sorriso puro, verdadeiro e cheio de emoções. Como seu texto.
Besos

D.Ramírez | Homepage | 11.10.09 - 7:57 am

Marina disse...

Oi,linda

Que bom!Esses são os recados que eu repoto serem enviados do Universo para nós.Um sorriso...apenas um sorriso infantil para colorir sua manhã...Lindo!

Muitos sorrisos todos os dias!
bjus
Bruno-Exagerado | Homepage | 11.10.09 - 8:05 pm

Marina disse...

Marina,
Obrigada pelo comentário. Foi uma aula bem divertida sobre as piranhas, hehe. Também sou tocada pela ternura das crianças. E, acordar só me deixa de mau-humor se eu tiver de trabalhar muito cedo. Gosto de começar o dia mais tarde.
beijo, menina

denise rangel | Homepage | 11.11.09 - 6:31 pm

Marina disse...

Ah, Marina, mas acho mesmo que um sorriso de criança todo dia seria uma receita infalível para nós todos termos dias mais leves.
Magna | Homepage | 11.14.09 - 6:38 pm

Marina disse...

Sorriso de criança:
Luz. Desejo e esperança...
De que tudo vai se transformar.
Não tenha medo de se deixar levar!

Desejo outros sorrisos, para novos dias serem coloridos!

Bjo!

Gui.
Guilherme Ramos | Homepage | 11.16.09 - 7:42 pm

Marina disse...

Me lembrou a música Smile Like You Mean It do The Killers...

Eu adoraria se as crianças fossem todas tímidas e comportadas na hora certa, assim como hiperativas na hora de ser. São as melhores ^^

Eu também odeio o combo manhã+sono+sol
Dalleck | Homepage | 11.23.09 - 7:32 pm