sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Se eu cair, conto até dez

Fazia tempo que espiava as apresentações alheias, sem coragem de tentar de novo. Um mundo de pares de pés cobertos por sapatilhas cor-de-rosa, saias volumosas e arranjos de cabelo perfeitos, confundindo-se em pas de bourrée, glissade, gran jeté e demi plié. Então, reverence. E fim do espetáculo. Ela não queria apenas ficar admirando a dança dos outros. Na verdade, tinha saudade da época em que conseguia, com um mínimo de esforço, se equilibrar na ponta dos pés.

Talvez fosse preguiça. Preguiça de começar tudo outra vez, de aprender tudo outra vez. De reconhecer as próprias limitações e trabalhar duro para superá-las. Ou falta de paciência, vai saber. Ou a consciência errônea de que já fazia tanto tempo que estava naquela inércia que não mais poderia trazer de volta a dança para sua vida.

Mesmo assim, tomou coragem. Com collant, meias, sapatilhas, voltou a dançar. Bem mal, por enquanto. Mas sempre progredindo. Porque, mesmo longe, mesmo sem dançar, a alma de bailarina sempre estivera ali, escondida no fundo do seu coração.

Este ano, eu voltei a dançar.


#MemeDasAntigas: Dia 17/12 – Em 2010 eu consegui...

5 comentários:

Charlie Dalton disse...

Dança - taí uma arte pouco amada. É mais fácil amarem a música, mas a dança é comumente vista como coisa de gente besta que não tem noção do ridículo. Mas o dançarino nem dá bola pra isso e segue em frente, seja com sua sapatilha, seja com seu tênis. :)

Lari Bohnenberger disse...

Ai, que legal! Adoro dança! Nunca fiz ballet quando criança, nem jazz, que era o que as meninas faziam na minha época. Mas fiz parte de um grupo de street dance na adolescência que era a melhor coisa do mundo... por que acabei parando? Boa pergunta. Não sei...

Bjs!

Leila disse...

Me arrepiei! Eis uma das coisas que sempre quis fazer: voltar ao ballet! Tomarei como inspiração para 2011. Obrigada pela motivação, Marina! Beijos!!!

Otavio Oliveira disse...

q retomada mais bonita, hem :)

Fran disse...

Ai que lindo, você dança? rs

Acho perfeito, parabéns hein!

Beijo.