sábado, 20 de dezembro de 2008

A Fila


Eu tenho um problema sério de necessidade de espaço. Não gosto que falem comigo a menos de meio metro de distância (a não ser que tenham uma relação mais íntima, claro), não gosto que me toquem enquanto falam, não gosto de lugares apertados. É uma coisa como "cada um no seu quadrado" e esse aqui é MEU. Então, por causa desse probleminha, eu tento ficar longe de ônibus lotados e multidões. Mas jamais poderei escapar das filas.

Filas são necessárias e devem ser respeitadas, o que não acontece muito. Mas o pior é quando alguém resolve tentar fazê-la andar mais rápido. Empurrando. Pior ainda é quando a pessoa em questão se faz de idiota, quando você vai reclamar.

Aconteceu num belo dia em que fui ao teatro e peguei uma fila imensa no banheiro, no intervalo. Não tive escolha a não ser esperar, mas tomei o cuidado de conservar um bom espaço entre mim e a pessoa da minha frente, uma senhora de bengala. Atrás de mim, havia duas senhoras conversando. Papo vai, papo vem, entre as duas, uma se escora em mim. Reprimi um protesto dei um passo pra frente. A mulher, não satisfeita, volta a se escorar. Olhei pra trás de cara feia e ela não retribuiu o olhar; permaneceu tranqüilamente conversando com a outra, com a maior cara de inocente. Mais um passinho pra frente. E novamente ela se escora. Fechei os olhos pra conter a raiva e não me movi mais, claro, ou bateria na senhora de bengala à minha frente.

Então a senhora atrás de mim começou a empurrar, fazendo uma leve pressão, como se quisesse que eu andasse. Virei-me, já de saco cheio, e pedi licença. Em vez de pedir desculpas, ela reclamou:

- É essa fila que não anda!

Como sou uma pessoa educada, concordei e ainda sorri, mas insisti que ela se afastasse. Não deu um minuto para que ela encostasse de novo. Foi quando chegou minha vez do banheiro e salvou aquela pessoa - ou a mim - do resultado da minha irritação extrema. É nessas horas que eu penso: se eu fosse explosiva, seria uma pessoa muito odiada, mas pararia de engolir tanto sapo. Preciso pensar seriamente nessa questão.

Nenhum comentário: