quarta-feira, 24 de junho de 2009

Enquanto a fogueira ardia

Enquanto a fogueira ardia, eu me preparava para me casar. Estavam todos lá, o pai, a prima, até o delegado. Meu noivo, porém, parecia que estava lá a contragosto. Talvez fosse pelo fato de meu pai estar com uma cara feia de doer, ou pela arma que o delegado carregava na cintura, bem visível, como se o desafiasse a dar um passo para fora do tapete vermelho.

Era a minha noite de sonho. O vento fresco agitava as bandeirinhas coloridas, presas em barbantes, no teto do salão. O meu noivo ainda tentou fugir uma ou duas vezes, durante a cerimônia. No fundo, porém, eu sei que ele queria se casar comigo. Ele até sossegou, depois que o padre nos declarou marido e mulher, e aproveitou a festança. Bebeu a cachaça artesanal do meu pai, devorou toda a canjica e dançou com a prima Rosa. Depois, dançou com a Rita, com a Judite, a Flora…

Enquanto a fogueira ardia, naquela noite estrelada, um balão subia, colorido, para o infinito. Fogos de artifício estouravam, crianças assavam milho, a quadrilha começava. As pessoas dançavam alegremente no meio do salão, ao som do trio sanfoneiro. Meu noivo entre elas. Mal sabe ele que, quando chegarmos em casa, ele vai conhecer o peso da minha vassoura.




"A fogueira está queimando

Em homenagem a São João..."

12 comentários:

Marina disse...

Sublime e delicado esse. Me parece uma criança sonhadora narrando, de uns 14 anos, muito a frente do seu tempo.

Estou apenas divagando.

Gostei.
Bruno Portella | Homepage | 06.25.09 - 12:57 am

Marina disse...

Peso da vassoura na noite de núpcias?
pobre noivo
ZeH | Homepage | 06.25.09 - 2:05 am

Marina disse...

A D O R E I!!!! Que sublime...peso da vassoura...que romântico!
Essas imagens de São João...ô festa boa, Deus do céu!
Muitos beijos!
Magna
Magna | Homepage | 06.25.09 - 10:17 am

Marina disse...

ADOREI!
Anônimo | Homepage | 06.25.09 - 10:18 am

Marina disse...

O peso da vassoura foi ótimo... hahaha Muito legal a forma que você finalizou a história do casamento.

Fiquei com a cena na minha cabeça de você batendo no seu noivo com a sua vassoura. rsrs

bjos
Barbarella | Homepage | 06.25.09 - 11:44 am

Marina disse...

uma graça! vou ler com os meus alunos, da alfabetização. bjo, bjo.
andréia pires | Homepage | 06.25.09 - 12:38 pm

Marina disse...

Será que eu sou o único q não ve qual é a graça de festa junina? Acho td tão nada a ver.
Se bem q eu sou gaúcho, e essa festa parece muito mais caipira do q gaudéria. O motivo pode estar aí...

Bjs
Marcelo | Homepage | 06.25.09 - 3:01 pm

Marina disse...

Até parece roteiro de novela das seis da Globo. hahahah brincadeira, ficou ótimo!
Dalleck | Homepage | 06.25.09 - 3:14 pm

Marina disse...

Salve São João!
Ale Quites | Homepage | 06.25.09 - 4:42 pm

Marina disse...

Mulé braba da gôta!
Álisson da Hora | Homepage | 06.25.09 - 7:59 pm

Marina disse...

Enquanto a fogueira ardia
essa moça talentosa escrevia
e "nós lia"...

Muito boa história, parabéns.

lindo dia flor
beijos
Márcia(clarinha) | Homepage | 06.26.09 - 12:26 am

Marina disse...

Ouch! Peso da vassoura? Acho que a noiva está um pouco nervosa!
Adorei o conto!

Beijo
Leonardo | Homepage | 06.26.09 - 1:20 pm