sábado, 14 de março de 2009

Mais um meme literário

Este meme me foi (quase indiretamente) passado por Gabi, do Gaborin Gaboriela, e eu achei interessante a ponto de gastar um tempinho fazendo. Em geral, não tenho muita paciência com memes (update: fui carinhosamente lembrada de que é o meu 4° meme e eu deveria repensar essas últimas palavras). Neste aqui, você deve citar alguns dos seus hábitos de leitura, manias, curiosidades e esquisitices. Como eu nunca repasso meme, acho que ninguém está nem esperando por isso. Então, vamos lá.

1. Quando compro um livro, raramente leio de imediato. Gosto de saborear o fato de ter coisas legais para ler quando quiser. Tenho pelo menos uns cinco livros esperando para serem lidos. Pelo menos, tenho sempre várias coisas legais para quando quiser ler.

2. Só coloco nome nos meus livros quando vou emprestar. É questão de esquecimento mesmo.

3. Tenho "momentos". Não adianta me dar um livro denso num momento em que estou para livros leves, tampouco leio um livro leve quando estou no "momento livros densos" (não existem só esses dois momentos, foi um exemplo).

4. Sempre dou um tempinho (dois ou três dias e já é muito) entre livros densos. Minha cabeça pesa.

5. Na época de faculdade, só lia livros densos nas férias. Minha média era cinco por férias.

6. Quando termino de ler um livro, releio as partes de que mais gostei e anoto frases legais (já dito num meme anterior). Motivo: minha memória é uma merda.

7. Adoro dar livros de presente. Quando leio algum de que gosto, fico esperando aniversários para comprar pros meus amigos.

8. Adoro ganhar livros de presente! E meu aniversário é em junho. (Mensagem subliminar)

9. Toda vez em que leio Machado de Assis ou algum bom autor brasileiro, fico pensando que é um desperdício recomendar para vestibular. Ninguém gosta de ler por obrigação; isso só da asa pro povo falar mal da literatura brasileira.

10. Fiz cópia de partes de livros na faculdade, sem culpa. Ninguém merece ter que comprar todos os livros de todas as cadeiras para estudar um ou dois capítulos. E de cadeiras que nunca mais na vida vou ouvir falar. Os que me interessaram, eu comprei.

11. Só compro livros pela internet, em feiras ou sebos. Em livraria, anda caro demais. (Eu não sou lisa, só econômica. É a crise.)

12. Não gosto de ler com muita gente por perto. Não consigo me concentrar o suficiente e creio que minha expressão, quando perfeitamente concentrada, deva ser hilária. Às vezes me pego fazendo caretas.

13. Histórias influenciam muito meu humor. Às vezes, tudo o que eu quero é um final feliz. Já fiquei deprimida ou muito feliz por causa de livro. Já chorei com a morte de personagens que eu adorava e passei dias sem me conformar. Se, um dia, eu resolver matar um personagem importante meu, acho que entro em depressão.

14. Faço marcadores de páginas. Ando sem tempo, mas costumava fazer em papel ou em ponto de cruz. Quando não tem nenhum por perto, uso qualquer pedaço de papel ou até uma foto que sirva para marcar.

15. Só pego panfletos nas ruas quando são marcadores de páginas. Tenho montes deles.

16. Jamais uso orelhas de livros como marcadores. Considero um crime, assim como dobrar ou riscar livros.

17. Morri de raiva quando, uma vez, emprestei um livro a uma colega minha e o irmãozinho dela riscou a capa toda. Até hoje não sei como sobrevivi à explosão contida. Acho que implodi.

18. Às vezes, leio romance de banca de revista, mangá e gibi; mas não leio auto-ajuda, mesmo que todo mundo indique, nem livros que fazem análises de outros livros. Nada contra, apenas não leio. Meu negócio são histórias. Ah, e não leio Paulo Coelho (para aqueles que captaram minha mensagem subliminar).

19. Tenho uma prateleira só de livros de fantasia, outra só de Agatha Christie (herança) e outra só de infanto-juvenis. Meu sonho é ter uma só de Neil Gaiman.

20. Se for o jeito, gasto muito dinheiro com livros. É a única coisa que pago sem dor.


Podia passar o dia listando mais manias, curiosidades e afins; mas resolvi parar no vigésimo item para não ficar cansativo — se é que já não ficou. E vocês, o que me dizem?

Nenhum comentário: