domingo, 15 de agosto de 2010

Figura de linguagem

Numa conversa no MSN com ZeH, sobre figuras de linguagem (não me perguntem como chegamos a falar sobre isso; só o histórico do messenger sabe), começamos a discutir sobre as figuras de que lembrávamos e procurar outras mais malucas. Dos resultados da pesquisa, as melhores foram "epizêuxis", "matiazite", "lítotes" e "zeugma". E, como em toda pesquisa inútil, nem me lembro mais pra que servem. A única lição que tiramos dessa história foi que, de acordo com figuras como o "barbarismo" e o "idiotismo" não mais se comete erros de português, faz-se uso de figuras de linguagem.

Em algum ponto da conversa, saímos do tema e passamos a reclamar da vida, como de praxe:

— Agora é moda se sentir deslocado. Um estranho na terra.

— É. A pessoa olha pro seu próprio umbigo, olha pro mundo e pensa: "esse mundo tá errado".

— Se antes a ideia era se adequar, agora cool é ser diferente, único.

— Chama-se "umbiguismo".

— É. Só mais uma figura de linguagem.

17 comentários:

Peterson Quadros disse...

Umbiguismo... encontramos tanto por aí e por aqui! Adorei o blog...

Tati Nanda disse...

heuehuehueheu
adoreii
:P
bjins
www.zonzobulando.blogspot.com/

Leila disse...

Racícinio excelente o de vcs! Adorei! Querem ser meus amigos? Acho que estou com 'umbiguismo', pq tenho me achado meio diferente. Será que sou cool? Na verdade, segundo a lógica, eu to meio igual, pq todo mundo ta diferente hoje em dia né? hahahahha

Luciano A.Santos disse...

É, o umbiguismo está mesmo na moda, com cada vez mais adeptos. Não é impressionante onde boas conversas podem nos levar?

Abraços.

Fran disse...

Hahahaha eu ri ....
é..ee todo mundo quer cool e unico!
mas nem todo mundo consegue tal proeza! rs
Olha é verdade é muito bom encontrar blogueiros pelo twitter, te achei em um retweet da Rebeca do blog "Mais que palavras" e olha eu adorei teu blog!!!!
Tô seguindo!

Beijos flor!!!

disse...

Oi
Adorei seu blog
entra no meu
beijos

www.eunãolituapostagem.blogspot.com
...

Eu não erro, faço uso do barbarismo.
Eu não traduzo errado, é só uma tentativa de idiotismo.
e nunca uso a ironia

Alisson da Hora disse...

Vixi, lembrei das aulas de Estilística...

Pois é, o que eu mais acho engraçado nisso de as pessoas quererem ser "estranhos no ninho" é que cada vez mais ficam parecedíssimas... Gente realmente autêntica, tá complicado...

Eu acho que nasci umbiguista. Mas vim com certificado de garantia.

Alisson da Hora disse...

Que lindo!!!!!


agora reporta como spam, reclamona!

hahahahaha

Marina disse...

Hahahahaha! Amigos podem. =P

Rebeca Amaral disse...

ê Marina... conheço tantos umbiguistas.
e isso não é bom, acredite.

beijos! ah, e diga não aos umbiguistas! [?]

Magna Santos disse...

Marina, só te respondendo: está em cartaz sim. Entra no site da Fundação: amanhã será ás 16:30 e 20:40h, quarta às 16 e quinta, 18:20h.
Sigamos com ou sem figura, mesmo que de linguagem.
Beijo.
Magna

Magna Santos disse...

Ah, passei um email pra ti sobre uma campanha para ajudar a Rede de Bibliotecas aqui da região metropolitana. Dia 19 muitos blogs publicarão posts sobre o assunto.
Recebeste?

Roberta Monise disse...

Segredo: Eu tbm tinha uma bota branca (mas eu era criança) HAhahahaHA e me achava A paquita... rs

Beijinhosss flor

Ótima terça.

www.rferragut.blogspot.com

Fábio Plumari disse...

Hahahahhaa. Faz sentido e o mundo tá lotado de umbiguistas. Mesmo!

E sim, a animação vai pro blog concerteza.

xD

Magna Santos disse...

Marina, quanto ao documentário: e Caetano definindo Pop? Misericórdia! Saí mais fã de Chico do que já era.
Beijos.
Magna

Ygo disse...

Pois é, a moda é essa história de ser diferente mesmo. Mas como diz a logomarca de uma empresa construtura aqui no Ceará, chamada Mota Machado: Igual a você, diferente!


Né?

Aline disse...

Que raios seria epizêuxis?!