sábado, 28 de fevereiro de 2009

Baile de Máscaras


Quem é você?, diga logo

Que eu quero saber o seu jogo

Que eu quero morrer no seu bloco

Que eu quero arder no seu fogo



E o que é a blogosfera senão uma grande festa de carnaval? Um baile de máscaras, onde cada um esconde parte do rosto e revela o que acha que possa interessar ao resto do mundo. Máscaras coloridas, com diferentes layouts, desenhos, brilho, acessórios. Uma personalidade oculta por uma fantasia, seja de palhaço, de poeta, de artista, de fotógrafo ou de popular líder de torcida de colégio americano.

Como numa festa, passeamos por entre as fantasias, conhecendo cada uma, sendo encantado, sendo atraído, ou mesmo repelido. Uma máscara pode cair com o tempo, ou se pode trocar para outra. Ou até ter mais de uma. O que importa é a fantasia de ser outra pessoa, julgada apenas pelo que está sendo mostrado, vestido, pintado no rosto, pendurado na cabeça.

Então, começam as brincadeiras; ousadas, divertidas, diferente do que seria no mundo real. Como jamais seria no mundo real. Nele, há muito a se perder; enquanto no mundo da fantasia, por um erro, só se perde uma máscara. A vida continua intacta.


Deixa o dia raiar, que hoje eu sou

Da maneira que você me quer

O que você pedir, eu lhe dou

Seja você quem for, seja o que Deus quiser

25 comentários:

Marina disse...

Haha, primeiro a comentar!
Fora isso, não tenho mt mais a acrescentar, não. Apenas e minha ilustríssima (será?) presença :P
Ainda no espírito do carnaval, to na redinha descansando, vendo jogo na tevê. hehehe
Bjs, e bom trabalho/aulas/férias/oquequerquevocêfaça/etc

Marcelo | Homepage | 02.28.09 - 12:53 pm

Marina disse...

Eu só visto preto (ao menos no blog)e, de acordo com quem me conhece, dizem que eu dou nó nas cabecinhas alheias ("como é que ele escreve poemas num blog e baboseiras no outro???"), coisa com o qual não concordo...
Só sei que corro o risco de tirar minhas personas e ver que não usava máscara alguma...
besos

Álisson da Hora | Homepage | 02.28.09 - 1:03 pm

Marina disse...

muito bom teu blog, parabens , muito bom;.
Maurizio
maurizio | Homepage | 02.28.09 - 3:00 pm

Marina disse...

Mais por traz da mascara estar a essência, a alma, e isso ninguem muda...As cores são de acordo com o astral de cada um...Acredito no que leio e nas pessoas que sinto afinidades neste mundo louco que é o virtual.

Bjos no coração.

Paz e luz!
Fernanda | Homepage | 02.28.09 - 10:04 pm

Marina disse...

perfeito!

é por aí...

bj
tarcisio buenas | Homepage | 03.01.09 - 2:13 pm

Marina disse...

Nossa adorei este post...mas eu não me preocupo se quem escreve é real ou não...só com o conteúdo... com a qualidade dos escritos.

a vida quando se torna verdadeira por demais é entendiante... a fantasia é necessária e não só no carnaval.

beijos querida!
layla | Homepage | 03.01.09 - 3:20 pm

Marina disse...

Adoro o jeito e sobre o que você escreve! Existem os fakes, os que se fantasiam de verdade. E tem os que não são fakes, mas que se fantasiam tão quanto.

Mas como já disseram acima, o que vale na internet é a essência e o conteúdo. Conhecer uma pessoa totalmente íntegra e sem máscaras na internet (blogs, Orkut, bate-papos) é apenas lucro.

Dalleck | Homepage | 03.01.09 - 4:20 pm

Marina disse...

Masquerade!
Paper faces on parade . . .
Masquerade!
Hide your face,
so the world will
never find you!

:P

Nem precisa dizer que me segurei pra não postar a música inteira né rsrs

=***
Helo | 03.01.09 - 8:34 pm

Marina disse...

Era a música que eu tinha no blog...inventaram de pedir esse treco...aí eu tirei a música...simples assim...

Álisson da Hora | Homepage | 03.01.09 - 11:14 pm

Marina disse...

É exatamente assim! Tenho pensado bastante sobre a blogosfera, sobre como a gente se acostuma com pessoas que nem conhecemos pessoalmente, como a gente sente até falta. Os layouts dizem mt mesmo, acho. Um grande baile de máscaras! E isso é bom, eu gosto, é necessário desconhecer. Mas acho que a gente acaba conhecendo coisas uns dos outros que os que convivem conosco não conhecem.

Abraço virtual, moça!
E obrigada por me ler sempre. Tô devendo ler mais, é que ando realmente mt enrolada. Ah, e obrigada tb por voltar a seguir meu blog!
Bruna Mitrano | Homepage | 03.01.09 - 11:53 pm

Marina disse...

Bom vê-la de novo
Cade as cartas novas?..rs
Belo post esse.
Besos
D.Ramírez | Homepage | 03.02.09 - 7:41 am

Marina disse...

eu gosto de me disfarçar de mim mesmo
agora estou planejando estudar artes dramáticas e aprender a me representar e finalmente parecer e agir bem parecido comigo mesmo.
É que você é um por dentro, mas nem sempre consegue ser o mesmo por fora.
Saber parecer o que se é, é a maior de todas as sabedorias. Infelizmente ainda não atingi este estágio.
Beijo
Benno | Homepage | 03.02.09 - 11:03 am

Marina disse...

O importante é que não nos falte coragem para seguir o que queremos, seja terça-feira-gorda ou quarta-feira-de-cinzas, seja realidade ou fantasia.
Abraços!
Eduardo Trindade | Homepage | 03.02.09 - 11:42 am

Marina disse...

Sou aqui o que sou ali...
Aprendi com meu pai a não mentir, e não o faço.
Minhas máscaras resumen-se à duas; Eu e você.
Marcelo | Homepage | 03.02.09 - 8:06 pm

Marina disse...

Lindona tem um presente pra vc e todas as blogueiras no Brisa Feliz...Passa la e pega o seu, já ta acabando...Corre!!!!!

Bjos de luz!
Fernanda | Homepage | 03.03.09 - 10:40 am

Marina disse...

Uso uma máscara de vidro. Gosto de colocar uma parte de mim em cada texto que escrevo, e são raros os textos para os quais preciso encarnar um outro. Não deixa de ser um exercício interessante, é claro, mas prefiro a transparência.
Essas pessoas de papel que conhecemos pela blogosfera as vezes se tornam amigas, até mesmo mais do que algumas reais, e isso é algo bom, acho. Estranho, por serem pessoas que não conhecemos de fato, mas bom.

Muito bonito o texto, como sempre.

P.S. - Como é o nome e de quem é o conto que você citou no seu último comentário, me pareceu muito bonito.

Beijos.
Rômulo | Homepage | 03.03.09 - 9:19 pm

Marina disse...

Ah, legal vou procurar. Valeu pela dica!
Beijos.
Rômulo | Homepage | 03.04.09 - 11:35 am

Marina disse...

Legal esse paralelo. N ão havia pensado na blogosfera dessa forma, mas a época nos induz a isto. O clima mágico em torno do anonimato, toda a troca em busca do conhecer mais...

Belo texto!
Bjs
Berenice
berenice | Homepage | 03.04.09 - 1:34 pm

Marina disse...

Legal esse paralelo. N ão havia pensado na blogosfera dessa forma, mas a época nos induz a isto. O clima mágico em torno do anonimato, toda a troca em busca do conhecer mais...

Belo texto!
Bjs
Berenice
berenice | Homepage | 03.04.09 - 1:34 pm

Marina disse...

E é também por isso, Marina, que amo o carnaval e a fantasia hedonista - ou epicurista - que ele propõe e inspira. Somos todos pequenos membros de um reinado insano, mas absolutamente democrático. Há situação mais surpreendente do que um reinado do povo, pelo povo e para o povo?
No meu outro blog, o www.criativesse.blogspot.com ( que é um coletivo de criação), postei sobre o carnaval na sexta, dia 20 de fevereiro. Até gostaria que você lesse porque, dentre outras coincidências, a letra de Quem te viu, quem te vê está por lá. Nesse novo espaço, posto todas as sextas-feiras, inclusive essa próxima, dia 6. Passa por lá também, Marina. E me diga o que você achou. bjs. Veronica
Veronica Cobas | 03.04.09 - 8:34 pm

Marina disse...

É realmente bom assumir a melhor parte da personalidade que queremos mostrar. Como sempre, acertou. Agora que as férias acabaram eu estou de volta à rotina. Um beijo, Marina!
Léo | Homepage | 03.05.09 - 12:10 pm

Marina disse...

Bichinha, tu apronta cada uma, hein? Já tinha lido o texto no meu Reader, mas só agora passo aqui para comentar. Comparar a blogosfera com um baile de máscaras foi algo que nunca havia pensado antes. Adorei!*____*

Pode-se comparar perfeitamente dessa maneira. Eu, por exemplo, em alguns momentos, me coloco dessa forma em meu blog, mas na maioria da vezes acabo expondo o que se passa na minha cabeça e ultimamente com algumas restrições, pois tenho 'sofrido' muito com fofocas e indiferenças alheias, normal.

Um beeeeijo!
[E veja a sinopse dos filmes antes de assistir. O pessoal aqui acha que tenho um gosto incomum, mas pelo menos estes últimos, gostou bastante.]
;D
Jéssica | Homepage | 03.05.09 - 2:30 pm

Marina disse...

Bonita máscara.
Bjus.
Emerson Souza | Homepage | 03.09.09 - 2:54 am

Marina disse...

Muuuito boa metáfora, adorei!
Gabriela Galvão | Homepage | 03.15.09 - 12:42 am

Marina disse...

Não apenas o texto, mas a sacada da metáfora, foi excelente. Muito bem pensada!

Agora, fica a pergunta: quem é VOCÊ, sem a máscara?

Beijos
Rob Gordon | Homepage | 07.31.09 - 6:20 pm