terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

6 livros que marcaram a minha vida

Antes de tudo, vamos estabelecer que livros favoritos não é a mesma coisa que livros que marcaram a vida. Tenho vários livros favoritos e não sei se conseguiria escolher seis entre eles. Já os livros que marcaram a minha vida, esses têm mais a ver com mudanças, momentos de impacto. Seria o livro que me fez gostar de ler, o livro que me apresentou a um estilo de escrita que eu hoje adoro, o livro que compartilhou uma etapa da minha vida e por aí vai.

Esses livros podem ser como companheiros de viagem, ou até mesmo como trilhas sonoras para alguns momentos. Podem representar um motivo, ou um cenário. A única coisa que esses livros não são é só mais um livro.

6 livros que marcaram a minha vida:

1. A série Harry Potter, de J. K. Rowling.
Vamos considerar como um livro só. Este livro tinha que ser o primeiro da lista por uma série de motivos. Primeiro, porque foi o livro que me apresentou à fantasia. Antes dele, eu achava fantasia um estilo inferior, sem importância literária, por puro preconceito. Segundo: na época do Orkut, eu frequentava uma comunidade chamada Harry Potter Sênior, que era basicamente uma comunidade para pessoas com mais de 18 anos que gostavam de Harry Potter. Numa dessas madrugadas de férias, uma galera criou um tópico para conversar e criou-se um grupo à parte dessa comunidade. Hoje, dez anos depois, somos amigos, cada um no seu canto do país. Amigos, desses de se falar todo dia pelo whatsapp, de viajar para fazer visitas e de ir no casamento um do outro. Hoje, Harry Potter não é mais o assunto central do grupo, que, como todo grupo de amigos, fala sobre tudo e mais um pouco. Mas foi o começo. Um grande começo.

2. A Droga da Obediência, de Pedro Bandeira.
Sério, alguém pode deixar os Karas de fora dessa lista? Esse livro foi o livro da minha infância, o que me fez gostar de ler. Alguém talvez mencionasse aqui a série Vagalume, mas os Karas foram muito mais importantes na minha vida. Eles foram o meu refúgio, numa época em que tudo mudava e ninguém gostava das mesmas coisas que eu. Enquanto eu lia, o resto das pessoas da minha idade tinham paqueras e brincavam de beijar com "Tô no poço". Em vez disso, eu ia me esconder na biblioteca para ler e escrever as histórias que passavam na minha cabeça. A vida, hoje em dia, é bem mais legal com as crianças e os adolescentes que gostam de livros. (Recentemente, saiu mais um livro dessa série, o que conta como os Karas seriam quando adultos.)

3. Os Filhos de Anansi, de Neil Gaiman.
http://americangods.wikia.com/wiki/Mr._Nancy

Este foi o primeiro livro que eu li do meu escritor favorito. Mentira, eu comecei lendo Sandman, mas não terminei o primeiro volume, na época, porque estranhei demais o formato de comic. Anansi Boys foi meu primeiro contato agradável com o tipo de fantasia de Gaiman. A fantasia urbana, sombria. E aquela narrativa despreocupada, como se falasse de assuntos comuns, enquanto contava que um deus, que era uma aranha, trajava um chapéu verde-limão e tecia histórias como tecia suas teias. Não sei se este é meu livro favorito dele, mas está entre os melhores. Quem nunca leu Gaiman pode não entender o estilo dele logo de início. Mas não é à toa que ele é meu autor preferido de todos os tempos.


4. Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Como gostei de ler desde sempre, alguns achariam óbvio que eu tivesse lido todos os livros para o vestibular. Mas não li quase nenhum. Acho que me rebelei no ensino médio e não tive saco de ler nada que me mandavam, só lia o que estava a fim. Então não li Dom Casmurro até estar confortavelmente cursando o segundo ano de odontologia. Só que depois que eu li... Eu preciso dizer que não é por acaso que existem pessoas que aprendem português somente para ler Machado. Ele é um gênio. Depois que li Dom Casmurro, li mais livros dele e vários outros autores pré-vestibular. Esse preconceito com os clássicos da literatura brasileira causado pelo vestibular faz a gente não ler os nossos melhores autores. Como eu costumo dizer, livros traduzidos de outra língua, mesmo os clássicos, nunca serão comparáveis à beleza de um livro bem escrito em português brasileiro.

5. O Sol também se levanta, de Ernest Hemingway.
Não é o meu preferido de Hemingway, mas foi o primeiro dele que eu li. Foi ele que me apresentou à "geração perdida" e também marcou o início de uma etapa importante da minha vida, não apenas a literária. Foi quando comecei a ler estilos diferente dos que até então lia. E foi quando eu comecei a ter vontade de ir a Paris, só para conhecer os cafés e os bares em que Hemingway costumava escrever. Até então, tinha mais vontade de conhecer Londres.

6. Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez.
Por último, o livro que me fez me apaixonar por realismo fantástico. Comecei a ler Cem Anos quando ganhei um exemplar, ainda adolescente. Era totalmente diferente de tudo que já havia lido, então achei a leitura estranha e encostei. Anos depois, peguei, mas parei de novo. Então, peguei mais uma vez e recomecei. E nunca vou esquecer da cena das borboletas amarelas. Por cenas como essas, Gabriel é um dos meus autores favoritos. Acho que livros podem chocar o quanto quiserem, mas têm que me entregar algo de belo, ou nunca vai chegar ao meu coração. Gabriel conseguiu meu coração em Cem Anos. Mas meu livro favorito dele ainda é Erêndira.


Estes são os 6 livros que marcaram a minha vida. Quais os de vocês?

Essa é uma postagem para a blogagem coletiva de fevereiro do grupo Blogs Up, um grupo de interação entre blogueiros. A ideia é que possamos trocar informações, realizar projetos juntos, responder tags e etc.

4 comentários:

Alisson da Hora disse...

Taí, que livro favorito realmente é bem diferente daqueles que realmente mudam nossas vidas. Nem sei se já escrevi algo parecido, mas é bom repensar. =D

Bianca disse...

Desses eu já li Dom Casmurro e Cem Anos de Solidão. Dom Casmurro está entre os meus favoritos, gostei de Cem Anos de Solidão, mas tantos nomes parecidos acabaram atrapalhando um pouco a minha leitura, é um livro que terei que ler de novo.
Beijos

Gabrielle Roveda disse...

Se eu falar você não vai acreditar, mas não li nenhum que está na lista. Nem Harry Potter ou Dom Casmurro (o que, de fato, eu deveria ler urgentemente)... sei que são bons e estão na minha lista há tempos! Ótimas leituras ♥

Rayssa Macedo disse...

Qual o nome do livro que os Karas estão adultos? Comecei a gostar de ler por sua causa é esses livros foram fundamentais! ❤️ E não era to no poço não, era pera, uva, maçã e salada mista. Kkkkkkkkkkk