terça-feira, 21 de abril de 2009

Colecionador





"A gente ri, a gente chora

E joga fora o que passou..."






Tenho mania de guardar coisas. Mesmo velhas, usadas e gastas; algumas nem funcionam mais. Mantenho todas numa estante, ou em alguma gaveta, só pelas lembranças que elas me trazem. O problema de tudo termina sendo o espaço, ou a falta dele. É quando eu não vejo outra escolha a não ser me desfazer de algumas das minhas preciosidades.

Todo dia de faxina é uma novela; dói quando separo as coisas que não prestam das que ainda me servem. Com lágrimas nos olhos, jogo no lixo as que ficaram no primeiro grupo. Tem que ser, afinal não vale a pena guardar só para poder contemplá-las, enquanto elas só fazem juntar poeira, entulhar, atrapalhar a passagem. Tem que existir uma reciprocidade.

Há algum tempo, joguei muitas das minhas tralhas fora. As lembranças ficaram, agora sem ocupar espaço, sem interferir na minha vida. Hoje, encontrei uma delas fora do lixeiro e, do nada, ela começou a funcionar, como se tivesse se arrependido de ter quebrado. Fiquei feliz em colocá-la outra vez em seu lugar, para exercer a função que tinha antes. Mas, me pergunto, quanto tempo será que durará agora? Para sempre?


O Palavras de Papel está de volta, com muitas cartas e a história que continua.

17 comentários:

Marina disse...

Digo o mesmo, Marina, digo o mesmo...

beijos, já estava com saudades...
Álisson da Hora | Homepage | 04.21.09 - 1:51 am

Marina disse...

Sempre é chegada uma hora do desapego... momento complicado.
murilo | Homepage | 04.21.09 - 2:28 am

Marina disse...

Ah, Marina, eu também sou tão apegado a objetos-que-guardam-lembranças! Sou um coisófilo. E é mesmo difícil decidir quando jogar alguma coisa fora... Mais fácil é quando se trata de algo que tem utilidade, ou pode ficar exposto... Mas o que fazer com caixas e gavetas cheias de lembranças?
Lembrei de uma história bobinha sobre o meu relógio:
http://bandasorientais.blogspot....eu- relogio.html
(agora ele voltou a parar, mas antes de me desfazer dele quero tentar o conserto...)
E fiquei imaginando que objeto terá sido esse teu que parou de funcionar e depois voltou.
Abraços!
Eduardo Trindade | Homepage | 04.21.09 - 10:10 am

Marina disse...

Oi,linda

Eu tb era assim,mas um dia me vi atolado em meio a um monte de cacareco e aproveitei a mudança e me desfiz de toda a velharia.
Agora estou menos apegado...mas,tenho que jogar fora logo,senão....rs

Beijos
bruno | Homepage | 04.21.09 - 5:35 pm

Marina disse...

Vixe, também tenho essa mania, o que posso doar, o faço de bom grado, o que só serve para mim, guardo e guardo, tenho um quarto de lembranças empoeiradas... e agora ja sofro por antecipação, pois estou me mudando e não sei o que fazer com tanta coisa, quase todas já até esquecidas, mas, certeza, que quando revê-las vou me apegar a elas novamente e talvez nem consiga me desfazer delas.

beijos Marina
layla | Homepage | 04.21.09 - 11:49 pm

Marina disse...

Não só eu tenho mania de guardar coisas velhas como todo o pessoal lá de casa também. hahahaha

Foi muito difícil separar minhas coisas antes de vir pra cá. Peguei tanta agenda dos tempos da escola, bilhetes que eu e minhas amigas trocávamos na hora da aula que até chorei quando vi tudo isso.

Não joguei quase nada fora, ainda tenho um monte de 'entulho' guardado nas caixas lá no meu quarto, mas deu pra trazer parte do que gostaria.
Espero que a 'tralha' que você reencontrou 'viva' no lixo dure por muito tempo.

Um beijo, Marina!
Podexá que eu só compartilho do guarda-roupa da Blair com você! haha
Jéssica | Homepage | 04.22.09 - 2:25 pm

Marina disse...

quanto tempo, né?!? A-DO-REI te ver lá pelo blog!!!! Vou ver se deixo de ser uma amiga virtual "desnaturada" e dou uma boa passada por aqui e uma lida nos teus textos. Beijos, boa quarta! E conheça o Rio, sim: vale à pena demais!
Bee | Homepage | 04.22.09 - 4:19 pm

Marina disse...

Adorei os versos do Novo amor.
Larissa | Homepage | 04.22.09 - 5:52 pm

Marina disse...

Sei não...coisas velhas nem sempre são descartáveis, muito pelo contrário, às vezes, parecem durar mais que as novas. Mas, quanto tempo? Ah, não teria a menor graça em saber, né não? Aproveite, então, enquanto dura.
Beijos.
Magna
Magna | Homepage | 04.23.09 - 12:11 am

Marina disse...

É o medo de esquecer o que fez bem. Eu gosto das coisas que me lembram coisas. Faz tempo que não aparece lá no Cadê o quê?, hein?
Léo | Homepage | 04.23.09 - 1:17 am

Marina disse...

Olá,Marina

Encontrei seu comentário no Blog do meu irmão:Exagerado.E,como estou voltando com meu Blog.estou visitando alguns blogueiros amigos do Bruno,
Adorei seus textos!!

Menina,eu não guardo nada...usei,enjoiei,passo adiante!Meu marido diz que daqui a pouco eu vou dar edle tb...rs

bjs
Mari-RJ | Homepage | 04.23.09 - 12:34 pm

Marina disse...

você não é a única a guardar coisas velhas. de tanto que já joguei fora e que guardava, nem sei mais quem sou. hauahuaha
abraços libertários,
do vaso mais limpo do brasil.
pensador made in vaso | Homepage | 04.24.09 - 4:23 pm

Marina disse...

É claro que sei que você não comenta por comentar. É que senti falta da minha única, talvez, leitora assídua.
Beijo e quero ler uma crônica aqui.
Léo | Homepage | 04.24.09 - 6:21 pm

Marina disse...

Uma boa é tirar fotos das "velharias" antes de se desfazer delas. Se a imagem é que desperta a lembrança, a tática é válida...
Tyler | Homepage | 04.25.09 - 3:30 pm

Marina disse...

Quanta coisa boa eu andei perdendo, amiga!!! A "anta" aqui foi abrindo em outras guias pra comentar cada texto e, agora, nem lembra de qual texto é cada guia. Vou ser sucinta e escrever tudo aqui, pois: AMEI o post das coisas que joga fora na faxina [às vezes, é preciso... desapegar, reciclar e recomeçar!!!]. O bom das antiguidades é poder olhar pra elas e sorrir, lembrar, antes de depositar as mesmas no seu destindo final, seu sepulcro: O LIXO! [pena que, com outras coisas da vida, não se possa fazer exatamente o meso!!]. Quanto ao conto da janela: LINDO, como sempre! Eu AMO teus contos, e, não sei se já te disse, mas TU FOSTE A PESSOA que me despertou a vontade de escrever contos!!!!! Beijos! :D
Bee | Homepage | 04.26.09 - 5:59 pm

Marina disse...

Marina hoje acabei de postar um texto que fala mais ou menos disso,achei bacana vim aqui e ver o que você escreveu tão parecido.

Eu guardo muitas coisas da minha infância,as vezes me pergunto se isso é bom ou ruim,o fato é que ainda não joguei nada fora.

Grande beijo.
Gaby | Homepage | 04.27.09 - 10:22 pm

Marina disse...

Outro dia encontrei por acaso a minha primeira sandalinha e descobri que já tive pé tamanho 13. Ela tá agora na minha estante.
As lembranças podem ser boas, mas às vezes é preciso jogar algumas fora.
Bruna Mitrano | Homepage | 05.03.09 - 11:57 am