Quem costuma ler sabe o quanto é importante o hábito de leitura na vida de uma pessoa. Ler com frequência expande vocabulário, melhora as habilidades de escrita e o conhecimento geral, além de estimular a criatividade. Se isso já é bom para um adulto, imagina para uma criança? Poder crescer viajando vários mundos, conhecendo outras realidades e ainda ir tirar boas notas na escola.
O que acontece é que muitas vezes os livros passados para ler na escola não são interessantes para elas. Por serem livros antigos, por não serem interessantes para idade ou até por não gerar afinidade entre elas, os livros da escola podem gerar uma rejeição à leitura, tornando o ato de ler tão sofrido como estudar matemática. Uma obrigação chata. E isso precisa mudar; elas precisam entender que ler pode ser prazeroso. É só escolher os livros certos.
É aí que nós entramos. Nós, como pais, tios; exemplos de gente que gosta de ler e apresenta livros legais. De tia chata que dá livros de presente, eu viro a tia legal com quem eles podem conversar sobre o que estão lendo.
Certo, mais quais livros?
1. Harry Potter e a Pedra Filosofal (Saga Harry Potter) - J. K. Rowling
Como não podia deixar de ser, o primeiro da lista é Harry Potter. Dei um de aniversário de 11 anos a um de meus sobrinhos e ele já leu metade da saga inteira em menos de 1 ano.
Eu não comecei a ler com Harry Potter, é claro. Li a saga com uns 13 anos e muitos livros lidos. Na nossa época, ler era um hábito estranho, coisa de nerd. Mas, hoje em dia, é até mais fácil, porque Harry Potter virou filme e despertou o interesse das crianças para os livros.
É um livro que eu indico para qualquer idade porque, mesmo sendo um livro de fantasia, trata de política, preconceito, amizade. Você nunca vai se arrepender de presentear uma criança com um Harry Potter.
2. A Droga da Obediência (Os Karas) - Pedro Bandeira
Esse é meu queridinho, dos primeiros livros que eu li. Pedro Bandeira escreveu uma série de livros sobre adolescentes comuns que criam um grupo secreto. Nessa primeira história, eles acabam se envolvendo na investigação de desaparecimentos estranhos no colégio. Nos demais livros (são 6), eles se envolvem em outras investigações.
Eu sempre quis ser um dos Karas, quando era mais nova. Isso cria uma identificação e faz com que a gente adore os personagens. E isso deixa a leitura divertida.
Com livros como O Escaravelho do Diabo, O Caso da Borboleta Atíria (ambos de Lucia Machado de Almeida), Um Cadáver Ouve Rádio e O Mistério dos Cinco Estrelas (ambos de Marcos Rey). Histórias protagonizadas por crianças e adolescentes com muito suspense e aventura.
Essa coleção foi uma grande responsável para que eu começasse a gostar de ler. Nos recreios ou na saída do colégio, eu sempre ia à biblioteca e alugava um deles. Às vezes, repetidos.
4. O Hobbit - J. R. R. Tolkien
"My precious" |
Eu confesso que só li O Hobbit depois de ler O Senhor dos Anéis, mas recomendo sempre para quem não leu a começar por ele.
Outro de fantasia, dessa vez sobre mitologia grega.
Percy Jackson é um adolescente que nunca se adaptou bem às escolas que frequentava, mas nunca soube por quê. Um dia, ele descobre que é um semideus. Nas histórias, ele se envolve em várias lendas gregas, personagens da mitologia, heróis, deuses, ninfas, sátiros e muitos monstros.
É legal porque Riordan conta as histórias da mitologia grega sob uma visão moderna. Dessa maneira, é possível aprender sobre mitologia enquanto a gente lê os livros.
Só esqueça que fizeram dois filmes da saga, porque são horríveis.
Só esqueça que fizeram dois filmes da saga, porque são horríveis.
--
E então? Gostou das dicas?
Quais outros livros você daria a uma criança ou adolescente que está começando a ler?
Quais outros livros você daria a uma criança ou adolescente que está começando a ler?
Nenhum comentário:
Postar um comentário