quinta-feira, 25 de março de 2010

Tudo bem

Sou do tipo que gosta de dizer que está tudo bem, mesmo que não esteja. E não está. Mas continuo dizendo. As pessoas não acreditam, me chamam de idealista, que acho que o mundo é um paraíso. Não acho que a terra seja um céu, apenas gosto de acreditar que as coisas podem se resolver. Por que não poderiam?

Há coisas martelando na minha cabeça enquanto eu escrevo isso, lógico que há. Não vem ao caso explicar do que se trata (acho que o texto passado foi suficiente), mas vamos só dizer que, desses dias pra cá, tenho visto de perto o sofrimento, de uma maneira que nunca antes havia visto. O "está tudo bem" me engasga na garganta, nessas horas. Não dá para dizer com a mesma desenvoltura, a mesma certeza, o mesmo otimismo, apesar de ser o desejo de todo mundo que tudo esteja de fato bem. Mas todos sabem que não está.

A certeza vira pó, quando o mesmo sorriso que outrora dizia estar tudo bem cai numa linha murcha pelos cantos. Nem o maior dos sorrisos dura para sempre. Mas ele pode renascer, num outro dia, num outro mundo, quando a dor machucar um pouco menos. Não agora. Por enquanto, ainda dói.

Mas nem tudo precisa dar errado. Sou do tipo que gosta de dizer que está tudo bem, mesmo que não esteja. E eu digo. As pessoas me olham com ar de descrença, mas esperança. A esperança me faz continuar dizendo — senão que tudo está bem — pelo menos, que vai ficar.


"Tomorrow may be even brighter than today"


Imagem por: stock.xchng

20 comentários:

Lu Motta disse...

Eu tenho uma fé absurda no meu futuro, transmito esta energia pra vc. Não se esqueça que o futuro começa um segundo depois que vc ler este meu depoimento.

Lu Motta
http://exerciciodamente.blogspot.com/

Luciano A.Santos disse...

Marina,

Se existe uma coisa boa nesse mundo é que o tempo, inevitavelmente, passa e as coisas terminam por se "ajeitarem". Falo por experiência própria.

Grande abraço.

C. Lisdália disse...

Bom, eu chamo isso de otimismo e sou como você!...

Espero que possa dizer "está tudo bem" com mais desenvoltura em breve!

=)

Alisson da Hora disse...

É sempre bom procurar o otimismo e a esperança. É o que a gente sempre almeja, não? Como diria a Lispector: apesar de.

beijo!

Anônimo disse...

Dizer que não está tudo bem não significa demonstrar fraqueza ou que está desistindo.

Quando lhe ocorrer uma dificuldade de dizer que está tudo bem, não diga. Diga apenas que está viva, e que isso bastará. A mim sempre basta estar vivo quando não se está bem.

Beijos daqui.

Hospício Temporário disse...

Com o tempo o "está tudo bem" (embora apenas aparente) há de se transformar. Talvez fique mais real, talvez se transforme em mais uma mentira pra facilitar. Tudo é tão transitório...

Lari Bohnenberger disse...

Que coisa... lendo o seu texto eu percebo que sou uma pessoa estranha. Porque eu sou bastante pessimista em relação ao mundo, não acho que ele tenha jeito e acredito que tudo sempre pode piorar. Mas também tenho o costume de dizer que está tudo bem mesmo quando não está. Acho que é talvez uma tentativa de convencer a mim própria. Ou simplesmente o fato de não gostar de demonstrar fraqueza, mesmo!

Bjs!

Marcelo disse...

Não só com uma mulher? Não entendi baby.

Marcelo disse...

Sobre seu post: nunca está tudo bem e odeio quem vem com isso de "Oi Mah, tudo bem?" cara, nem respondo ¬¬

A Magia da Noite disse...

a vida é feita de altos e baixos e os ânimos também.

sabe, há coincidências que aproximam as pessoas, os textos não são diferentes, reflectem os estados de alma.

Luck! disse...

eu também sempre falo que está tudo bom...
mas cá cmg eu penso..
tudo bom de melhorar..
haha

na verdade acho que ngm tem nada a ver com meus problemas e em vez de ficar ouvindo aqueles conselhos chatos de gente que eu conheço, e considero moralistas... eu prefiro escrever no blog...
=x
iuhaiuHAUAhuiahIUHa
mentira não considero ngm assim, mas quando a pessoa está vivendo a situaçao a seu lado ela acaba n tendo um ponto de vista puro e o que é pior... vc vê aquele conselho transparecendo na imagem de pessoa que ele(a) te passa..
por isso os psicologos não podem conhecer o paciente, faz parte da tecnica! (:

V.H. de A. Barbosa disse...

Que texto lindo, Marina.

Thiago disse...

Concordo e TENTO seguir também esse ideal..
O mundo já anda sozinho pelo mal...positivismo, por mais difícil que seja, pode dar esperança ao próximo e este, influenciado ou não pela situação que você está passando, pode tentar fazer o mesmo...
Se isso virasse um ciclo...quem sabe o mundo tivesse mais ações de bondade, pelo menos, um pouquinho...
Bjs

Anônimo disse...

Estranho...tenho esse mesmo hábito, mas por questões um pouco diferentes...talvez por achar que realmente as coisas sempre podem ficar pior do que já estão e mesmo assim precisamos continuar...o copo sempre meio vazio.

Não que eu seja pessimista (heeh), mas é que isso se torna uma maneira de encarar as coisas ("uma" entre várias...), se está ruim, pelo menos é bom acreditar que ainda nem ficou pior do que poderia.

Isso talvez seja muito Woody Allen na minha cabeça...dexa pra lá...

Gaby Lirie disse...

Também costumo dizer que está tudo bem mesmo que não esteja.

Bonita essa esperança Marina, esse textos me fez lembrar um trecho da Rita Apoena, ela que sempre trata bastante da esperança.


Grande Beijo!

Nanda Nascimento disse...

Afirmar que está tudo bem, é atrair pra você dias melhores, por que você está acreditando nisto, ao menos em suas palavras.

Beijos e flores!

Fábio Plumari disse...

Acho que todos somos um pouquinho como você.

Na verdade a pergunta 'Está tudo bem?' acaba sendo uma pergunta um tanto quanto injusta, pois uma pessoa nunca está totalmente bem, nós sempre temos um que de 'poderia estar melhor' e isso é viver, a busca por algo mais, por algo melhor. Então, acho que nós nunca respondemos essa pergunta no sentido literal dela, é sempre um balanço geral.

O legal é manter o 'tudo bem' pq talvez a coisa que está nos incomodando não consegue estragar toda uma vida feliz... Alguns de nossos problemas estão aí não para mudar o status de 'tudo bem' para 'tudo mau...'e sim para serem superados e engrandecerem mais a resposta para essa pergunta injusta. O que são problemas perto de toda a obra de uma vida?

Espero que esteja tudo bem.

Seu blog é fantástico!

E espero que o blogger poste esse comentário agora! xD

Vivendo na Eternidade disse...

"Tudo vai ficar bem". Mesmo sem o dom da premonição, temos a capacidade de oferecer esperança. E isso, muitas vezes, é o bastante para que pessoas próximas a nós se sintam aptas a se superarem, a darem o máximo de si em busca da oportunidade de dizer aquelas palavras positivas resultantes daquela tal pergunta:

"Ei, como você está?"

Parabéns, suas palavras são únicas.

Alice/Carter.

Clecia disse...

Oi, Marina! Quanto tempo! Seu blog continua lindo e os posts então maravilhosos! Ando meio seumida, mas não esqwueci dos amigos, tá? Bjos e Feliz Páscoa! :)

Rafael Sperling disse...

Eu também faço a mesma coisa que você...
bjs